Laranjeiras tem vacina gratuita contra gripe para todas as idades

A taxa de cobertura vacinal no País era de 77%, em 2018, e está em 27% neste ano

Para quem ainda não está vacinado o município de Laranjeiras do Sul possui centenas de doses de vacina contra a gripe (Influenza). Segundo a secretaria de Saúde a procura tem sido baixa desde o início do inverno, por isso há doses para todas as faixas etárias.

Com queda na taxa de cobertura vacinal em todo país, autoridades convocam população. “Temos doses em todas as unidades de saúde”, diz secretário de Saúde Valdecir Valicki.

Dados nacionais

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2022, a cobertura vacinal para as principais doenças como sarampo, meningite e hepatite, entre outras. Em 2015 a cobertura estava em 90% e sofreu quedas consecutivas há pelo menos três anos. Segundo o Datasus, a taxa de cobertura vacinal chegou a 77%, em 2018, a 73%, em 2019, a 67%, em 2020, e ficou em 59% em 2021, chegando à 27% neste ano.

Para a representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Amanda Alecrim de Souza, o caso se repete com a vacina da gripe, aplicada anualmente e que costuma ter boa procura especialmente entre os públicos prioritários. “Neste ano, a campanha nacional não conseguiu atingir os 50% de cobertura entre esses indivíduos e acabou sendo estendida”, destaca.

Porque é importante se vacinar contra gripe

De acordo com a enfermeira e coordenadora do setor de epidemiologia de Laranjeiras, Patrícia Massuqueto “a vacinação contra a influenza permite minimizar e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença” orienta a enfermeira.

Patrícia ainda lembra que as pessoas devem ver as vacinas como ações importantes. “A imunização evita doenças imunopreveníveis, ou seja, aquelas que podem ser evitadas com a vacina, reduzindo e contribuindo com a prevenção de possíveis novos surtos”, destaca.

Incentivos locais

O município tem intensificado as campanhas e a disponibilidade de doses da vacina contra influenza. Houve ainda uma ação com a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils) mobilizando o comércio a incentivar os funcionários a se vacinarem.

Patrícia ainda lembra que há disponibilidade de doses em todas as unidades. “É importante que a população procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência levando sua caderneta de vacinação e os documentos pessoais”, comenta.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail