Luiz José Franciosi, pioneiro na arte de empreender em Laranjeiras

Confira nossa série de entrevistas com os novos Cidadãos Honorários de Laranjeiras do Sul!

Sendo um dos pioneiros que auxiliaram no crescimento e desenvolvimento de Laranjeiras do Sul, Luiz José Franciosi, por indicação do presidente vereador Carlos Alberto Machado-Magrão com a aprovação de todos os vereadores da atual legislatura, não poderia ficar de fora do título de Cidadão Honorário.

Natural de Guaporé, no Rio Grande do Sul e filho de Ernesto e Odila, sêo Luiz José passou parte da infância em Santa Catarina, morando em Chapecó, onde cursou o 1º e o 2º. Anos mais tarde serviu o Exército em Palmas, já no Paraná, e após deixar as forças armadas residiu em Pato Branco até 1954, quando transferiu-se do Sudoeste à Guarapuava.

Sêo Franciosi conheceu Laranjeiras por meio de constantes visitas a convite do empresário Alberto Minski, em que tinha por objetivo ajudar na instalação de uma oficina.

Em 1959, decidiu vir definitivamente à Laranjeiras, onde alugou a oficina que ajudara montar e iniciou sua trajetória empresarial. Após algum tempo, observando a pequena quantidade de veículos, fundou a própria concessionária e, em 1964, Luiz foi convidado pela Volkswagen, que iniciava o trabalho no país, para instalar um Posto Autorizado da multinacional.

Assim, em 20 de agosto de 1964, nascia a Auto Braz. Em 2014, ao completar 50 anos, a empresa recebeu uma condecoração da Fábrica da Volkswagen, da Alemanha, pelo mérito em ser uma das primeiras revendas.

O pioneiro sempre teve atuação destacada na sociedade laranjeirense, pois foi um dos fundadores do Rotary Clube e do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Sêo Luiz conta, que ao receber o Título, ficou sem reação e até incrédulo, pois mesmo sabendo de sua trajetória, nem sonhava que lhe seria concedido este mérito.

“Fico feliz acima de tudo, pois trabalhei honestamente desde o início e batalhei muito para chegar até aqui, por isso me orgulho de tudo que conquistei. É muito gratificante poder vivenciar isto”, conclui Sêo Franciosi. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail