Moradores laranjeirenses que quiserem escolher marca da vacina irão para o fim da fila de vacinação contra Covid-19

Pessoas que desistirem de tomar a vacina só terão acesso novamente após a imunização de toda a população adulta

A prefeitura de Laranjeiras do Sul vai colocar no fim da fila da vacinação contra Covid-19 os residentes que quiserem escolher a marca do imunizante. O novo protocolo começa a valer a partir de quarta-feira (7), e a pessoa que desistir de se vacinar em razão da marca do imunizante terá que aguardar o final do processo de imunização de toda a população adulta da cidade para ter acesso novamente à dose de proteção contra a doença.

O município recebe as doses do governo estadual, e que as faixas etárias nas quais será aplicado o imunizante também é determinada pela secretaria estadual de Saúde. “Não podemos prejudicar nossa eficiência na imunização por conta dessas pessoas que querem escolher a dose. Insisto que vacina não é para escolher. Todos os imunizantes ofertados em Laranjeiras do Sul são aprovados pela Anvisa e cumprem o seu papel, de salvar vidas”, disse o prefeito Berto Silva.

A determinação visa combater o chamado “sommelier de vacina”. Sommelier é a pessoa responsável pela carta de vinhos dos restaurantes. No caso da imunização, o termo se refere às pessoas que estão escolhendo qual vacina tomar e, com isso, atrasando a campanha de imunização no país.

Laranjeiras do Sul já aplicou 18.056 doses, até segunda-feira (5). Foram 14.379 pessoas que já receberam a primeira dose e 3.677 que já foram imunizadas também com a segunda dose. Hoje (7) pela manhã serão vacinadas as pessoas com 38 anos e a tarde com 37 anos completos, além de caminhoneiros, gestantes e puérperas.