Mulheres farão passeio de bicicleta para reforçar prevenção ao Câncer de Mama

Evento organizado por quatro laranjeirenses fará percurso de 12 quilômetros nas ruas cidade, amanhã

De uma conversa informal entre mulheres que intitulam-se “independentes” nasceu a ideia. Há cerca de três semanas, Liliane Bortoluzzi, Ketlin Almeida, Patrizia Passarin e Manu Lodi projetaram o 1º Pedal Outubro Rosa de Laranjeiras do Sul –  um passeio de bicicleta pela cidade que servisse para reforçar a prevenção ao Câncer de Mama. 
O evento foi marcado para o dia 24, mas por conta do sequestro da filha do prefeito Berto Silva, Tamires Gemelli, foi abarcado. 
Com o desfecho do caso, foi nesta semana que as quatro voltaram a projetar o passeio, agora confirmado para amanhã (31). Elas procuraram a secretaria de Esportes. Expuseram a ideia para o titular da pasta, Rafael Nascimento. 
“O fato das mulheres se preocuparem com a prevenção é um ponto positivo. A área da prevenção é um ponto positivo. A prevenção está aliada ao esporte. Ele pode ser utilizado como uma ferramenta potente na transformação de uma sociedade, bem como na qualidade de vida e na promoção de saúde. Nossa cidade está um espetáculo e o trajeto será encerrado nas proximidades da ‘quase pronta’ ciclovia”, destaca o secretário. 


Outra rota 
Além da temática voltada para a conscientização da saúde das mulheres, o passeio inovará. Em vez da rota ser feita no interior do município, como tradicionalmente, o Pedal Outubro Rosa acontecerá nas ruas de Laranjeiras. Foi uma decisão do grupo organizador. “Não sabemos se haverá a presença de crianças. Muitos podem não ter um condicionamento físico avançado e, como queremos incentivar mulheres comuns, preferimos fazer esse passeio dentro da cidade. A trilha, no interior, no mato, demanda uma certa experiência maior com a bicicleta. E na cidade temos a vantagem de conseguir chamar a atenção, fazer barulho”. explica Liliane. 
“Queremos fazer umA atividade que pareça um passeio, passando pelos bairros, para chamar a atenção das mulheres que estiverem em suas casas. Independente se você tem uma ‘bike’ nova ou ousada, participe. Queremos que as mulheres saiam de sua rotina como mãe, dona de casa e trabalhadora, que é árdua, para cuidar de seus corpos”, disse Ketlin.  


Percurso e programação 
Serão 12 quilômetros de trajeto. A concentração começa às 15 horas, no Laranjinha. A saída está programada para uma hora mais tarde. A participação, gratuita, também é aberta aos homens. 
O 1º Pedal Outubro Rosa contará com o suporte da prefeitura de Laranjeiras, através das secretarias de Comunicação, Esporte e Saúde. Antes do adiamento, o programa já contava com a confirmação de 150 pessoas. No decorrer da atividade, haverá um carro de apoio que acompanhará o deslocamento disponibilizando água para as ciclistas. Uma ambulância também estará presente. A recomendação da organização é que os participantes devem comparecer trajando roupas da cor rosa.