Responsivo

Novidade, curso de administração foi o mais procurado na UFFS

Segundo o coordenador, Ivan Tomé, vários diferenciais impulsionaram a procura, como 20% da carga horária em EAD, o período noturno e a gratuidade

O curso de administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi o curso mais procurado do campus Laranjeiras do Sul para ingresso ao ano de 2024. 25 vagas ingressantes foram ofertadas e, provavelmente, serão preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou via Processo Seletivo Simplificado (PSS). Pelo SISU foram feitas 97 inscrições e pelo PSS 96. Em ambos os casos, o curso obteve-se uma relação de quase 4 por vaga, ou seja, ao total de quase 8 por vaga.

Diante do aumento da procura, muitos cursos terão as suas vagas preenchidas diante do amplo trabalho de divulgação. Todos os cursos foram, amplamente, divulgados via sites de notícias, rádio e redes sociais.
Segundo coordenador do curso, Ivan Maia Tomé, vários diferenciais podem ter impulsionado a procura. “O curso possui 20% da carga horária em Educação a Distância (EAD), ele é ofertado no período noturno e é gratuito. Os alunos gastam apenas com transporte e demais despesas correlatas”, disse ele.

O curso

De acordo com Ivan, o aluno do curso será capaz de internalizar conhecimentos de processos, de Inovação, de Controladoria, de Gestão de Pessoas e de Marketing – considerados básicos a um administrador. “O objetivo geral é formar bacharéis em administração aptos a atuarem na criação e gestão de organizações, com eficácia e eficiência adequadas ao contexto social no qual esta atividade se insere”, disse ele. 

Sua estrutura curricular é baseada pelos Eixo Gestão das Organizações e pelo Eixo Gestão da Inovação compilando tudo o que há de novo pelo ensino da administração.

“A proposta educacional estimula os alunos a desenvolverem projetos inovadores e a criarem suas próprias empresas, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, informa Ivan.

O coordenador destaca, que os administradores formados pela UFFS terão a oportunidade de desempenhar papéis-chave na construção e manutenção do sucesso corporativo em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. O mercado de trabalho é amplo e promissor, oferecendo oportunidades de liderança, gerência e consultoria, com salários competitivos. “A UFFS também oferece suporte financeiro aos alunos de graduação, incluindo bolsas de estudo, auxílios moradia, alimentação e transporte, facilitando o acesso à educação superior”.

Dentre os professores do curso estão: Ivan Maia Tomé, Martinho Machado Junior, Paulo Alexandre Nunes, Antonio Maria da Silva Carpes, Rafael Stefenon, Alexandre Manoel dos Santos, Ceyça Lia Palerosi Borges e Silvana Duarte. Outros serão parte do quadro docente à medida que o Curso avança.  

Importância

Segundo o Infojobs e a revista Exame (2023), a administração está, diretamente, relacionada com 6 das 10 áreas mais buscadas do mercado: Comercial/Vendas (1º lugar); Administrativa (2º lugar); Logística (4º lugar); Industrial, Produção, Fábrica (5º lugar); Contábil, Finanças, Economia (8º lugar); Informática, TI, Telecomunicações (9º lugar). Além de estar ligada, indiretamente, às outras áreas.