Responsivo

Novo PAC traz investimentos para 4 cidades da Cantu

De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu, serão entregues uma UBS em Nova Laranjeiras, transporte escolar em Cantagalo e Porto Barreiro, além de uma obra em Laranjeiras

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) anunciou importantes investimentos do Novo PAC para a região da Cantu e outras áreas do Paraná. Na quinta-feira (7), durante o lançamento do programa no Palácio do Planalto em Brasília, o deputado destacou os projetos destinados à região.

Investimentos na Cantu

Zeca Dirceu detalhou os benefícios para a Cantu. “Pelo Novo PAC, serão entregues uma Unidade Básica de Saúde para Nova Laranjeiras, um ônibus escolar para Cantagalo, um ônibus escolar para Porto Barreiro e uma Creche para o Bairro Presidente Vargas em Laranjeiras do Sul”.

Programa

O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto é para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

Abrangência estadual

Além dos investimentos na Cantu, o Paraná como um todo será contemplado com 231 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções. O presidente Lula (PT) e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Margareth Menezes (Cultura), André Fufuca Fufuca (Esportes) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) anunciaram os projetos, que visam beneficiar cerca de 70% da população paranaense.

Distribuição dos investimentos

Os investimentos estão distribuídos em quatro eixos principais: Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva. “Teremos 96 obras de saúde, 112 de educação e 23 de infraestrutura social – dessas, 18 na área de cultura e 5 na área de esportes”, destacou Zeca.

Alcance nacional e critérios de seleção

No contexto nacional, as iniciativas abrangem 59% dos municípios brasileiros, totalizando 6.778 obras e empreendimento. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais e atenderam aos critérios estabelecidos para cada modalidade.

Benefícios para o Paraná

No estado, os investimentos incluem a construção de três policlínicas, 75 unidades básicas de saúde, uma maternidade, uma ambulância, uma central de regulação de ambulâncias, oito centrais de atenção psicossocial, uma oficina ortopédica e cinco unidades odontológicas móveis na área de saúde. Na educação, estão previstas 15 escolas de tempo integral, 51 creches e escolas de educação infantil, e 46 ônibus de transporte escolar. Na cultura, serão construídos 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs), três obras de recuperação de patrimônio histórico e cinco espaços esportivos comunitários.

Avanços e projetos futuros

O deputado ressaltou os avanços já conquistados e projetos futuros, incluindo a retomada de obras pelo PAC em seis cidades da região metropolitana de Curitiba e a retomada de 54 obras na área de educação em 37 cidades do Paraná. Além disso, destacou investimentos em infraestrutura viária, como a reconstrução da BR-476 entre São Mateus do Sul e União da Vitória e a inclusão da obra do Contorno Leste de Londrina no plano de concessão das rodovias do estado.