Prefeitura promove 14ª Conferência Municipal de Saúde

Na ocasião, foram apresentadas propostas para serem inseridas no Plano Municipal de Saúde e enviadas para o âmbito estadual e federal

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde,  promoveu, na sexta-feira (19), a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema, “Nós Somos o SUS”. Na ocasião, as propostas elencadas durante as pré-conferências foram apresentadas e homologadas para serem inseridas no Plano Municipal de Saúde e enviadas para o âmbito estadual e federal.

No período da manhã, além dos pronunciamentos, houve a palestra, com Marina Martins, assistente social, pedagoga e atualmente coordenadora técnica do Conselho Estadual de Secretários Municipais de saúde com o tema “Trabalho Multidisciplinar no SUS e os direitos e deveres dos cidadãos”.

O prefeito Berto Silva comentou os avanços do setor de saúde, destacando a reabertura da UTI no Instituto São José, a implantação da UTI Móvel, contratação de mais médicos, ampliação da aquisição de medicamentos, contratação de cirurgias eletivas, entre outros investimentos no setor. Mas boa parte do pronunciamento foi dedicado ao agradecimento aos servidores da saúde.

Importância

A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da secretaria de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde – que visa reunir as condições adequadas para cumprir os princípios fundamentais do SUS: universalidade, integralidade e equidade.

Desta forma, abre-se espaço para a prioridade central da instituição, que é fornecer uma melhor qualidade de vida e saúde à população. Para isso, a plenária foi dividida em grupos que levantaram as propostas baseadas nos eixos discutidos durante a conferência.

O secretário municipal de Saúde, Valdecir Valicki, ressaltou a importância da Conferência. “A saúde em Laranjeiras é referência e, para que ela continue assim, é necessário o engajamento popular, elencando propostas para que possamos sempre aprimorá-la, identificando lacunas e as nossas potencialidades, sempre valorizando o atendimento humanizado e os projetos de prevenção”.

Para o vice-prefeito Valdemir Scarpari, a Conferência é um evento em que a sociedade avalia a situação da saúde, elabora e prioriza propostas que serão diretrizes para a formulação da política de saúde em âmbitos municipal, estadual e nacional, fortalecendo a participação e o controle social em defesa do SUS.

“São espaços destinados a congregar entidades representativas nos mais distintos segmentos da sociedade para discutir e elaborar propostas para a formulação da política de saúde. É um importante espaço de participação social que neste ano trouxe como tema: “Nós somos o SUS”, afirmou Scarpari.

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS em cada esfera de governo. Faz parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, dos estados e do governo federal. A lei orgânica da saúde (Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990) determinou que a União (governo federal), estados e municípios deveriam criar os Conselhos de Saúde. Os conselhos de saúde são uma das formas de controle social e garantia de melhoria do sistema de saúde.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail