Preparação  para 90ª  Festa de Santana reúne grande número de fiéis

“As novenas têm sido um verdadeiro sucesso, com uma participação significativa das comunidades e paróquias vizinhas. É emocionante ver a união pela fé”, destaca o Padre Sebastião Gulart

As comemorações em homenagem à Padroeira Sant’Ana de Laranjeiras do Sul, começaram na última segunda-feira (17). As novenas, que marcam a devoção, se estenderão até a véspera da festa. Além das celebrações, no pavilhão da Matriz, outras ações acontecem.

Esta ocasião é ainda mais especial, pois a paróquia completa 90 anos de história e para comemorar, 10 dias de festa foram planejados.

“As novenas são um marco. As comunidades e paróquias vizinhas participam em peso. É emocionante ver a união de todos para comemorar conosco as nove décadas de história”, destaca o Padre Pároco Sebastião José Gulart.

Novenas

E também na última segunda-feira (17), as novenas em louvor a Padroeira Sant´Ana começaram na Matriz. A imagem da padroeira concluiu sua peregrinação pelas comunidades e foi conduzida até o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

A celebração contou com a participação das comunidades do Perpétuo Socorro, São Pedro Cidade, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, São Francisco, São Miguel, São Paulo, Frei Galvão, Santo Antônio e São Marcos. O Padre Sebastião Gulart presidiu a cerimônia, que incluiu a benção dos objetos devocionais.

Na terça-feira (18), segundo dia da novena, que incluiu a benção da água e do sal, foi presidida pelo Padre Anselmo Freski.

No terceiro dia, quarta-feira (19), a celebração contou com a participação da Paróquia São João Batista, de Nova Laranjeiras e foi presidida pelo Padre Joãozinho. Durante a cerimônia, houve a benção da saúde.

Na quinta-feira (20), foi realizado o quarto dia de celebração, com a presença da Paróquia Imaculada Conceição, do Porto Barreiro. A missa foi conduzida pelo Padre Marco Aurélio. Durante a cerimônia, a benção especial para os viúvos e viúvas foi emanada.

Cooperação

Conforme citado, após as novenas, todas as noites são realizadas festividades no salão em parceria com grupos da comunidade católica de Laranjeiras. “Realizamos uma cooperação entre vários grupos da cidade. Após a novena, cada equipe prepara um cardápio para venda. Tivemos a noite do pastel, cachorro-quente, espetinho e café colonial, que superaram nossas expectativas”, enfatiza Sebastião.

O padre expressa seu agradecimento pela participação de todos e destaca a presença significativa das comunidades nas comemorações. “Agradecemos imensamente a todos que têm participado e se envolvido com entusiasmo. Ontem (21), tivemos a participação dos devotos de Rio Bonito, pertencente à paróquia Santo Antônio de Pádua. E Hoje (22), receberemos o pessoal de Virmond”, finaliza.

9ª Sant’Ana Fest

“O Maior Revelador de Talentos da Cantu, começa na próxima segunda-feira (23), no Pavilhão da Matriz”, informa o organizador Adilson Nogueira.

Conforme ele, a ‘9ª Sant´Ana Fest’ encerrou as inscrições na última quinta-feira (20) e superou todas as edições com 96 inscritos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“A categoria sertaneja regional foi a mais procurada, com 39 inscritos, seguida pela categoria sertaneja local, que contou com 22. O gênero popular/gospel Local recebeu 17 inscrições, enquanto a categoria infantil teve um total de 19 inscritos”, destaca Adilson.

O festival distribuirá mais de R$17 mil em prêmios e tem o apoio da prefeitura de Laranjeiras do Sul e Associação dos Municípios da Cantu. A realização é da Rádio Campo Aberto FM e Paróquia Sant´Ana.