Rotaract promove ação para o descarte correto de óleo usado

Ação visa conscientizar sobre o descarte correto do óleo de cozinha. Quatro pontos recebem produto usado

Todo mundo sabe, ou deveria saber, que o óleo comestível, normalmente chamado de óleo de cozinha, possui reciclagem. Mas ainda restam muitas dúvidas por aí: como descartá-lo, por que não podemos jogá-lo na pia ou nos bueiros? Quais os tipos de óleo de cozinha? O que podemos fazer com o óleo de cozinha usado? Como armazená-lo?
O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante, do meio ambiente, principalmente do solo e da água.  Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, acumula resíduos no encanamento, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.


Campanha do Rotaract
E foi pensando nisso que o Rotaract Club de Laranjeiras do Sul desenvolveu a campanha ‘Você ajuda a gente, a gente ajuda o planeta’.
De acordo com Luiza Stunder, integrante do Rotaract,  o projeto surgiu quando o clube percebeu que em Laranjeiras não havia conscientização sobre as consequências do descarte incorreto de óleo vegetal usado e a coleta desse.
“Entramos em contato com a GRT de Guarapuava, uma empresa que se encarrega da coleta e reciclagem do óleo vegetal usado. Eles nos forneceram alguns tonéis, que decidimos instalar em quatro mercados: Conafri do Palmeiras, Ítalo, No Ponto e Hamud, para que as pessoas possam levar o seu óleo usado em garrafas pets e depositando”, conta Luiza.
Segundo a jovem, o objetivo é evitar que esse óleo usado vá parar no meio-ambiente, pois muitas pessoas não sabem que o descarte incorreto do óleo pode causar impermeabilização do solo, causando enchentes, contaminação da água e agravamento do aquecimento global.
“E conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte correto do óleo vegetal usado”, completa.
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail