Semana Farroupilha movimenta cidades da região com atividades

Os CTGs de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras contam com programações para comemorar a semana. Até o próximo domingo (24), o centro Pealando a Saudade, de Quedas conta com competição e shows nativistas

O tradicionalismo gaúcho é uma expressão cultural que floresceu nas terras do Rio Grande do Sul e, ao longo dos anos, conquistou admiradores em todo o Brasil. Sua influência transcende fronteiras geográficas, enraizando-se profundamente no coração de comunidades como a de Laranjeiras do Sul, onde grande parte da população mantém fortes laços com as tradições gaúchas.

No centro dessa cultura tradicionalista e da preservação do legado gaúcho está o CTG Estância do Iguaçu, símbolo de compromisso de celebrar e difundir desde a dança, com invernadas, quanto da simples prosa com o mate em mãos. Fundado em 21 de abril de 2018, este centro de tradições gaúchas conta com cerca de 70 integrantes, e tem como objetivo manter viva a chama da cultura gaúcha, promovendo a integração entre gerações e celebrando com orgulho suas raízes sulistas.

Permeando gerações

Conforme o professor de danças, Cleber Gonçalves, o CTG Estância do Iguaçu se dedica a promover a cultura paranaense e gaúcha em suas diversas modalidades, que incluem dança, artesanato, declamação e música. Através dessas atividades, a entidade busca não apenas preservar, mas também celebrar as tradições que são parte essencial da identidade cultural do sul do Brasil.

Um dos momentos mais significativos no calendário do tradicionalismo gaúcho é a Semana Farroupilha, que comemora a Revolução Farroupilha de 1835 a 1845, a mais longa revolução do Brasil.

Em Laranjeiras do Sul, no último domingo (17), a missa na Matriz Sant`Ana em ação de Graças ao dia do Gaúcho deu início à programação, e no próximo sábado (23), a partir das 15 horas, a estância promove a ‘mateada’, na praça José Nogueira do Amaral.

Além da comemoração da semana, o CTG abre suas portas à comunidade. “Todos são convidados a fazer parte dessa família tradicionalista que se encontra toda segunda-feira no Colégio Laranjeiras para ensaios de danças, abrangendo desde as categorias mirins até os veteranos. O CTG é mais do que um grupo, é uma família unida pelo amor às tradições gaúchas e ao respeito pela cultura que define a região”, destaca Cleber.

Raízes tradicionalistas

Para o professor, os festivais tradicionalistas não são apenas celebrações, mas também uma forma de fortalecer a união dentro do CTG e da comunidade em geral. Ele destaca que a presença do tradicionalismo gaúcho é marcante não apenas na dança, mas também nos rodeios e nas provas campeiras da região. “O lema do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) diz ‘povo sem tradição morre a cada geração’. Por isso, o compromisso do CTG Estância do Iguaçu é transmitir conhecimento às gerações mais jovens, garantindo que as tradições gaúchas continuem a prosperar e a ser valorizadas”, destaca o professor.

“Em Laranjeiras, o tradicionalismo gaúcho é mais do que uma cultura; é uma herança preciosa que une a comunidade, mantendo viva a história e os valores do povo gaúcho. O CTG Estância do Iguaçu simboliza este caminho, mantendo a chama da tradição acesa para as futuras gerações”, finaliza Cleber.

Eventos regionais

Em Quedas do Iguaçu, a programação da Semana Farroupilha iniciou no último sábado (16), no CTG Pealando a Saudade, com a recepção dos tropeiros e a chama crioula foi acesa. Promovida pelo Centro de Cultura, a comemoração ao marco gaúcho segue até o próximo domingo (24). O evento tem apoio da prefeitura.

Não sabe o que fazer no final de semana? Todos os caminhos te levam para Quedas do Iguaçu. Confira a programação a partir de hoje.

Dia 20: missa crioula às 19h30

Dia 21: show de talentos locais no palco externo

Dia 22: competição rancho típico – alimentação, com presença do cantor Valdomiro Maica

Dia 23: jantar com galpão e show com cantor nativista Nilton Ferreira

Dia 24: ranchos em festa e encerramento das festividades.