Servidores fiscalizam o comércio e fazem valer o decreto estadual

As medidas são necessárias para tentar conter o número de casos. A UTI e a enfermaria do hospital São José estão lotadas

Com base na portaria N.º 044/2021 publicada no último dia 24, a prefeitura de Laranjeiras colocou 100 servidores para fiscalizar os estabelecimentos comerciais. Ontem (26) eles foram às ruas em uma força tarefa, não só para vistoriar mas também para orientar as pessoas.

A portaria delega aos agentes comunitários de saúde as competências para exercer os poderes de polícia em postura municipal, ou seja, o poder de autuar quem quer que esteja em desacordo com a lei. Os agentes designados estão exercendo todas as atividades inerentes à função de fiscalização, e promovendo as vistorias, inspeções, diligências e monitoramento da atividade em razão das normas referentes à pandemia da Covid-19.

Esses agentes foram escalados como antecipação da prefeitura de Laranjeiras em fiscalizar com ainda mais rigor o comércio da cidade, tendo em vista o alto número de casos.

Segundo o diretor do departamento de vigilância em Saúde, Luiz Aquiles de Andrade, os agentes estão fazendo cumprir o decreto estadual publicado ontem(26). “Os serviços essenciais que estiverem funcionando, devem obedecer as barreiras sanitárias. Que são os cartazes com orientações, o uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e condições de ventilação”.

Luiz diz que os estabelecimentos que estiverem fora das normas serão notificados e o proprietário assinará um termo de responsabilidade. “Será dado um prazo de 24 horas para regularização”.

Casos

Laranjeiras registrou ontem mais 31 casos, chegando aos 1.431 infectados no total. Deste total 1.261 pacientes estão recuperados. São 157 casos ativos no município, dos quais seis estão internados.

Na quinta-feira (25), o Dr. Márcio Marreiros, cirurgião geral do Instituto São José, que realiza procedimentos cirúrgicos nos pacientes Covid dentro da UTI e o secretário de Saúde Valdecir Valick, falaram sobre as proporções que a Covid-19 está tomando em Laranjeiras do Sul.

A UTI e a enfermaria estão lotados e a situação se agrava mais a cada dia.

Segundo boletim do hospital, dos 10 leitos da UTI, nove estão ocupados, dos 20 da enfermaria, 14 estão ocupados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *