Últimas sessões de ‘A História do teatro em Laranjeiras’ acontece amanhã
Dirigido pela jornalista e atriz Serli Andrade e produzido pelo TULS, o espetáculo acontece às 16 e 20 horas. “Todas as sessões foram surpreendentes”, disse ela
O Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul (TULS) apresenta amanhã (13), o último espetáculo do documentário ‘A História do Teatro em Laranjeiras do Sul’. A exibição gratuita ocorrerá em duas sessões, às 16 e às 20 horas, no Cine Teatro Iguassu, e promete encantar o público ao revisitar a trajetória teatral da cidade.
O documentário, dirigido pela jornalista e atriz Serli Andrade e produzido pelo TULS com o apoio da Lei Paulo Gustavo, traça a rica história do teatro no município. Ele destaca três importantes grupos teatrais: o Grupo de Teatro Dagostim (1960-1975), o Grupo de Teatro Utopia (1984-2008) e o próprio TULS (2016-atual). A narrativa não só aborda a evolução desses grupos, mas também reflete sobre a importância do teatro como uma forma de expressão cultural e histórica.
Receptividade do público
Desde a préestreia, realizada dia 07 de junho em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, o documentário já demonstrou seu impacto positivo na comunidade. Serli Andrade compartilhou suas impressões sobre a recepção do público: “Foi surpreendente a recepção do público com o nosso documentário. Nós reconhecemos que é um documentário bastante culto, porque ele fala sobre, além de cultura, uma expressão cultural específica que é o teatro. Apesar de todas essas peculiaridades, a aceitação foi muito boa, inclusive nas comunidades do interior”, afirma.
Comunidades rurais
O TULS, fundado em 2016, tem se dedicado a levar o teatro a todas as áreas da cidade, incluindo bairros e comunidades rurais. Andrade destacou a importância dessa abrangência: “Fizemos questão de levar o documentário para o interior e bairros, para sensibilizar Laranjeiras do Sul como um todo sobre o tema da cultura. A cultura não é apenas um trabalho esporádico; vai permanecer. O governo federal está adotando programas que tornarão permanentes os investimentos em cultura em todos os municípios do Brasil, e Laranjeiras do Sul é um deles”, assegura a diretora,
Mais projetos
Além da exibição do documentário, o TULS já está envolvido em novos projetos culturais. Um desses projetos, ‘Periferia Mulheres em Cotidiano’, está em andamento e promete continuar a fortalecer a cena cultural local. “O governo federal está implementando planejamentos e programas que tornarão permanentes os investimentos em cultura em todos os municípios do Brasil, incluindo Laranjeiras, com a Lei Aldir Blanc. Este projeto específico começou no último domingo no bairro São Miguel, foi um sucesso e também resultará em um novo documentário”, finaliza Serli.