Elcio Jaime promete revolução na saúde com fim de filas e aplicativo de consultas

Ex-vereador, vice-prefeito e deputado estadual, candidato do PSD acredita que o bom relacionamento com o governo estadual será o trunfo de sua gestão

Aos 47 anos, Elcio Jaime é uma figuras mais conhecidas na política regional. Por Quedas, foi vereador por dois mandatos e vice-prefeito entre 2009 e 2012. Disputou alguns pleitos a deputado estadual. No fim de 2018, chegou a exercer o cargo por quatro dias, como suplente de eleitos que abdicaram do cargo. Neste ano, no partido do governador Ratinho Junior (PSD) – de quem ele comemora a proximidade -, quer ser prefeito de Quedas. 


Jornal Correio do Povo do Paraná: Você tem uma amizade pessoal com o governador Ratinho. Como candidato, como isso lhe fortalece?
Elcio: Em tudo. Os municípios pequenos não sobrevivem sozinhos, a arrecadação é bem direcionada.. Sou amigo de Ratinho desde quando ele era candidato a deputado. Quando atuou em Brasília, estive junto dele. Quando foi secretário de Estado, trabalhamos juntos. Quedas precisa de um gestor que tenha afinidade com o governo estadual. As pessoas acompanham as minhas redes sociais, onde todos dias falam secretários de Estado, Chefe da Casa Civil, secretários de Meio-Ambiente, da Sedu, da Agricultura, da Saúde. Todos estão imbuídos para que Quedas do Iguaçu tenha um prefeito alinhado com o governo do Paraná. 


JCPP: Na área de saúde, o que o quedense pode esperar caso você seja eleito?
Elcio: Uma das coisas que as pessoas mais comentam é a história do hospital. Isso não é um assunto exclusivo do prefeito, mas serve para fazer palanque eleitoral. Isso se resolve junto ao governo do Estado. O hospital ou torna-se de verdade um hospital ou será deteriorado com o tempo e não servirá para mais tempo. Se precisarmos fazer investimentos em outro hospital, faremos, desde que o governo do estado esteja junto, garantindo equipamentos modernos. Quedas pode esperar o melhor do Elcio Jaime. Temos dificuldades de transporte e tenho falado na aquisição de uma casa de apoio em Cascavel e colocarmos mais ônibus à disposição para o trajeto para Cascavel e Curitiba. Quedas viverá o seu melhor tempo na área da Saúde. Queremos um aplicativo para que o cidadão possa marcar sua consulta e ser atendido em casa. Saberemos quem precisa ser cuidado da diabetes, da pressão alta. Com esse programa, acabaremos com as filas. Se o atendimento solicitado não ocorrer, em três dias a solicitação estará na mesa do secretário. Se em três dias não houver o atendimento, cairá no gabinete do prefeito, que tomará as providências. 


JCPP: Na educação, você tem algum projeto que considera inovador?
Elcio: Minha vice, a professora Edith, é uma conhecedora de causa. Têm mestrado e é muito preparada. Enquanto muitos estão fazendo banco de negócios das secretarias, ela vai assumir interinamente a secretaria de Educação. Depois, convocaremos os professores da rede municipal e escolheremos um titular. 


JCPP: O que você pretende para os servidores municipais?
Elcio: Posso assegurar o melhor relacionamento. Se você estiver encrencado dentro de casa, com seus filhos, esposo, a tua vida se transforma num inferno. Imagine no poder público. Colocaremos premiações e incentivos para aquele bom motorista, aquele que cuidar melhor de seu equipamento. Adotaremos um novo sistema. A melhor coisa é ser motivado para o trabalho. Ninguém gosta de ser tratado com arrogância. Teremos a melhor administração dos últimos 20 anos.


JCPP: Desde a ocupação das terras da Araupel, Quedas atravessa uma situação espinhosa e não resolvida ainda. Como você pretende lidar com isso?
Elcio: Por isso digo que temos que ter afinidade com os governos estadual e federal. Lembro quando assumi a prefeitura por 20 dias e coloquei o bloco do produtor para mais de 1400 famílias para garantir a venda do produto e o município receber o ICMS. A titularidade é o próximo passo para o assentamento. Só que a empresa precisa ser ressarcida. E o caminho é conosco. Um governo não é feito só do Elcio Jaime, é feito com vice-prefeito, com vereadores e com os governos estadual e federal. 


JCPP: Por quê o eleitor de Quedas deve votar em você?
Elcio: Sou humilde, não me criei em fazenda, não nasci em berço de ouro e amo Quedas. Sou filho de agricultores e moro em Quedas há 30 anos. Residia no interior e vim para a cidade aos 19 anos. Ingressei na Rádio Internacional de Quedas, do saudoso Pedro Giraldi. Conheço a situação de cada cidadão desta cidade e acho que o momento é agora: Quedas pode esperar o melhor do Elcio Jaime. Até porque, teremos fácil acesso às secretarias do Estado, à porta da casa do governador e o trânsito fácil em Brasília. Esses são quesitos que o eleitor deve levar em conta. Dizem que o brasileiro não desiste nunca, sou um destes.