Responsivo

Lideranças da Cantu vão à Brasília para diálogo com ministros e secretários

Os municípios participantes, Porto Barreiro, Chopinzinho, Quedas do Iguaçu, Cantagalo, Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu foram recepcionados pelo deputado Zeca Dirceu

Representantes de mais de 60 municípios do Paraná foram recebidos pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) e sua equipe em Brasília na segunda-feira (18). O encontro anual, organizado pelo deputado, visa facilitar o contato entre as autoridades locais e os ministros e secretários do Governo Federal, proporcionando a troca de demandas e experiências.

Participação

Da Cantu, destacam-se entre os municípios participantes da caravana Porto Barreiro, Chopinzinho, Quedas do Iguaçu, Cantagalo, Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu, evidenciando a representatividade regional no evento.

Objetivo

Desde 2011, esse encontro tem como meta aproximar os municípios paranaenses das lideranças ministeriais, permitindo que as necessidades locais sejam conhecidas e discutidas em nível federal. “É essencial estreitar os laços entre nossas bases municipais e o Governo Federal, para que as políticas públicas atendam de forma mais eficaz às demandas da população”, diz o deputado.

Reuniões

Durante a estadia em Brasília, as lideranças participaram de reuniões com ministros e secretários de diferentes pastas, como Desenvolvimento Social, Integração e Desenvolvimento Regional, Mulheres e Esporte. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu, o trabalho em conjunto com municípios para promoção do desenvolvimento social no país, com ênfase na promoção da dignidade humana e redução da fome e da miséria.

“A missão é  fazer com que o Brasil volte ao eixo, não apenas na área social, mas também na saúde, na educação, na infraestrutura, é um olhar de forma integral”, afirmou o ministro. “O desenvolvimento não é uma música de uma nota só, há necessidade de se trabalhar, ao mesmo tempo, nas mais diferentes áreas, e nós queremos trabalhar juntos”, completou.

Ao longo do evento, o titular do ministério fez uma breve explanação sobre os principais programas e ações da pasta e convidou as lideranças municipalistas a terem um olhar atento para as famílias inscritas no CadÚnico, meio de acesso a diversos programas sociais. “Vamos trabalhar cada vez mais na modernização desse cadastro”, anunciou.

O Ministro Wellington Dias destacou a importância do evento como uma oportunidade de trabalho conjunto com os municípios para enfrentar desafios sociais e promover o desenvolvimento.

Políticas para mulheres e esportes

A ministra Cida Gonçalves expressou sua gratidão ao deputado Zeca Dirceu pelo trabalho na aprovação da lei da igualdade salarial na Câmara dos Deputados e ressaltou a importância do evento para fortalecer a participação das mulheres na política.  “É um momento importante para disseminar nossas políticas”, disse.

O ministro André Fufuca enfatizou o compromisso do Ministério do Esporte em não apenas concluir obras, mas também garantir sua utilização pela população, destacando a necessidade de diálogo para alcançar esses objetivos. “É importante que haja essa conversa aqui para que possamos construir um ministério ‘desamarrado’ para que os trabalhos possam fluir. O Ministério do Esporte está de braços abertos para todos”, diz.

Agenda de reuniões

Além dos encontros com ministros, os participantes também estão agendados para reuniões em diversos órgãos federais, incluindo o Istituto INCRA e os Ministérios da Saúde, Educação, Cidades, Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Agrário, Cultura, Relações Institucionais, Planejamento, Turismo, na SECOM, no FNDE e na Secretaria da Juventude.