CRA-PR participa da Semana Estadual em Educação Financeira

“Percebemos o quanto é necessário educar primeiramente os educadores sobre finanças”, destacou a coordenadora da Câmara da Mulher do CRA-PR, Joice Fabrício

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na tarde de segunda-feira (16), a Semana Estadual em Educação Financeira teve destaque, e o deputado Plauto Miró (União), autor da lei 20.679/21, fez o convite a duas especialistas em finanças, a coordenadora da Câmara da Mulher do Conselho Regional de Administração (CRA-PR), Joice Fabrício e a administradora Regilaine Specia de Arruda, para expor no plenário a importância da mulher no planejamento financeiro e de como ensinar a gastar de forma consciente o dinheiro que se ganha.

“É o primeiro ano em que esta lei está em vigor. É uma instrução muito importante para que todos aprendam sobre algo que nos proporciona uma vida melhor, especialmente em um momento de crise ampla como a que atravessamos. O poder aquisitivo de grande parcela da população caiu, o que torna mais relevante saber como se aplica bem os recursos que recebemos por nosso trabalho”, explicou Plauto

Economia familiar

A coordenadora da Câmara da Mulher do CRA-PR, Joice Fabrício, destacou aos parlamentares o trabalho do conselho em preparar a Cartilha de Educação Financeira para jovens. “Percebemos o quanto é necessário educar primeiramente os educadores sobre finanças. Sabemos que não é possível ensinar verdadeiramente aquilo que não se pratica. É alto o número daqueles que usam o limite dos empréstimos para servidores ou pagam altas taxas pelo uso de limites no cartão ou no cheque especial”.

Além disso, Joice falou aos parlamentares sobre a relação das mulheres com o dinheiro na economia familiar. Segundo ela, a construção da sociedade tirou da mulher alguns direitos que refletiram na liberdade financeira delas. “É preciso que estigmas sejam quebrados”, disse.

Nesse sentido, o CRA-PR, através da Câmara da Mulher ofertou webinars com foco, por exemplo, em como conciliar trabalho e maternidade, a saúde da mulher administradora, as mulheres e a política, as formas de investir no mercado financeiro, entre tantos outros temas, com apoio irrestrito da deputada Mara Lima, finaliza a coordenadora.

Independência financeira feminina

Regilaine Arruda, em sua fala destacou que uma população financeiramente educada, significa população com maior qualidade de vida e bem estar. “Educação financeira não é apenas falar em investimentos, mas falar sobre geração de renda, controle de gastos, poupança e investimentos. Envolve falar de trabalho, pois é com o trabalho que ganhamos dinheiro e é por meio do trabalho que conseguimos gerar renda para viver e conquistar nossos sonhos. O trabalho é o começo de tudo”, enfatiza

Regilaine salientou também a necessidade de as mulheres terem independência sobre as finanças para que se libertem de relações abusivas em suas próprias casas. “Existe um abuso quando as mulheres são dependentes financeiras. Quando elas aprendem a lidar com o próprio dinheiro e não se sentem presas à renda dos maridos, resulta uma liberdade que evita inclusive violências”, finaliza.

Lei Estadual

A Semana Estadual da Educação Financeira, projeto apresentado pelo deputado Plauto Miró na Alep, tem por objetivo promover ações de educação financeira, a fim de conscientizar os indivíduos sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolvam uma relação equilibrada com o dinheiro e tomem decisões acertadas sobre finanças e sobre consumo.

A lei cobra ainda que a programação da semana deva ser elaborada pelo Poder Público de acordo com as diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), ou na política pública federal de promoção de ações de educação financeira que a substituir. Ainda estabelece que, para a consecução dos objetivos, podem ser celebradas parcerias com órgãos públicos e privados, tais como universidades, associações, cooperativas e demais entidades da sociedade civil.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail