Readequação da estrada que liga Quedas a Rio Bonito é confirmada pelo governador

A estrada rural, única via de ligação direta entre as cidades, passa pelo maior assentamento da América Latina, formado pelos complexos Celso Furtado, Ireno Alves e Marcos Freire

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, o investimento de R$ 4.638.009,39 para a readequação e cascalhamento de 32,6 quilômetros da estrada rural que liga Quedas do Iguaçu a Rio Bonito do Iguaçu, a chamada Rodovia da Integração, na região Centro-Sul do Paraná.

A obra vai beneficiar 2.770 famílias, especialmente os movimentos ligados à agricultura familiar. A estrada rural, única via de ligação direta entre as cidades, passa pelo maior assentamento da América Latina, formado pelos complexos Celso Furtado, Ireno Alves e Marcos Freire.

“Temos o compromisso de levar a infraestrutura necessária para atender os nossos agricultores, especialmente o pequeno agricultor. É um compromisso do nosso governo. Tanto Quedas do Iguaçu quanto Rio Bonito do Iguaçu estão crescendo e esse investimento vai ajudar no desenvolvimento das cidades e da região como um todo, integrar os municípios e melhorar a vida das pessoas”, afirmou Ratinho Junior.

Ele ainda lembrou que a modernização da rodovia permitirá a melhoria da trafegabilidade, trazendo benefícios econômicos e sociais para a população. “Essa é uma obra aguardada há 40 anos, com foco no desenvolvimento regional. Com planejamento, estamos conseguindo tirar do papel todas aquelas obras importantes para o Paraná. Estruturando o Estado com ações que eram prometidas há muitos anos”.

Sezar Bovino, prefeito de Rio Bonito do Iguaçu e presidente da Associação do Cantuquiriguaçu (Cantu), afirma que há um protocolo de intenção assinado para a instalação de uma cooperativa no município, no perímetro do assentamento rural.

O primeiro pedido para estruturar essa estrada tinha sido feito em 1983, mas só agora, com o governador Ratinho Junior que está saindo do papel. Ele destaca que hoje é necessário dar uma volta de 70 quilômetros para escoar a safra da região, percurso que cairá pela metade com a obra.

“A expectativa é grande porque era uma reivindicação antiga, da década de 1980. A estrada vai mudar a realidade dos municípios”, ressaltou o prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime.

O Governo do Estado pavimentou 1.000 quilômetros de estradas rurais em pouco mais de três anos, em todo o Paraná, beneficiando 18 mil famílias de 2 mil comunidades em 202 municípios. O programa Estradas da Integração, coordenado pela Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), abriu cerca de 25 mil postos de trabalhos, entre vagas diretas e indiretas.

Ratinho Junior também assinou convênio para a pavimentação de vias urbanas de Rio Bonito do Iguaçu. Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), serão investidos R$ 2.209.505,39 a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de pagamento.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail