Nova usina hidrelétrica em Virmond demanda ajuste nas estradas

A função de uma usina hidrelétrica é transformar energia de um fluxo natural ou artificial em energia renovável

A secretaria de Viação e Obras de Virmond, vem trabalhando em melhorias nas vias de acesso à Usina do Cavernoso III. Com a construção de mais uma usina hidrelétrica no município, estão sendo feitos alargamentos nas estradas e bueiros.

Como funciona uma usina

A usina hidrelétrica transforma a energia hidráulica de um fluxo, natural ou artificial, em eletricidade renovável. O processo ocorre em várias etapas e se baseia na transformação da energia potencial contida nas massas de água, posicionadas a altitudes mais elevadas em relação às turbinas da usina.

De um modo geral, o esquema de funcionamento inclui uma barreira, uma barragem ou um dique transversal, que intercepta a queda d’água, criando uma reserva que pode constituir um reservatório ou uma bacia hidrelétrica. Por meio da adução, canais e túneis de derivação, a água é transportada para tanques de carregamento e, através de tubulações, é direcionada para as turbinas hidrelétricas, mediante a utilização de válvulas de entrada (segurança) e dispositivos de regulação de fluxo (distribuidores), dependendo da demanda de energia.

Ativação e geração de energia

A água ativa as turbinas, gerando energia mecânica, e sai dela, terminando em um canal de descarga, através do qual é devolvida ao fluxo. Diretamente conectado à turbina, está o gerador elétrico rotativo (alternador), que transforma em energia elétrica a energia mecânica recebida pela turbina.

Quando chega ao local de utilização, antes de ser empregada, a energia passa novamente por um transformador, que desta vez aumenta a intensidade da corrente e diminui a tensão, de modo a torná-la adequada para uso industrial, comercial ou doméstico.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail