Quedas Titulo: Elcio Jaime cumpre agenda na capital estadual em busca de recursos

Além da reunião com Ratinho Junior, foram tratados assuntos com o Detran, Seab e Incra

No início da semana, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime da Luz, a vice-prefeita prof. Edith, o Procurador Geral do município Anorosval Colombo e demais secretários e assessores, estiveram em diversas reuniões com membros do governo do Estado, em Curitiba.

Entre as audiências, a comitiva quedense conversou com o governador Ratinho Junior, (PSD), Detran, Seab e com o superintendente regional do Incra/PR, Robson Luís Bastos.
“No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) buscamos a parceria para a oferta de serviços para a população, por meio da instalação da Sala da Cidadania / Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) e adesão ao programa Titula Brasil, do governo federal”, explicou Elcio Jaime.

Sala da cidadania


De acordo com o superintendente regional do Incra/PR, Robson Luís Bastos, Quedas terá os serviços ofertados pela Sala da Cidadania e Unidade Municipal de Cadastramento, além da instalação do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), por meio do programa Titula Brasil. “Com as estruturas da Sala da Cidadania e UMC, é possível disponibilizar serviços relacionados ao cadastro rural, ao atendimento dos proprietários e dos possuidores de imóveis rurais da região, aos projetos de assentamentos e ao atendimento aos assentados da Reforma Agrária, jurisdicionadas pelo Incra no município, bem como, ao público em geral”, diz Bastos.


O Titula Brasil foi criado para apoiar a titulação de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios. Os municípios podem aderir, de forma voluntária, por meio do formulário de adesão ao programa.
Após a solicitação de adesão, a superintendência regional do Incra verificará se o município possui áreas federais e entrará em contato com a prefeitura para definir o plano de trabalho e formalizar o acordo de cooperação técnica para execução do programa Titula Brasil. “Já temos 53 municípios que solicitaram participação no programa e cujos processos estão em andamento”, explica Bastos.

O prefeito frisou que durante sua viagem à capital, tratou assuntos com o Detran e Quedas terá novidades no setor viário da cidade. “Solicitamos aos profissionais qualificados uma reformulação do sistema viário da cidade, através de uma equipe de engenheiros de tráfego do DETRAN/PR e a formalização de convênio para a sinalização das ruas e avenidas. A intenção é mudar o sentido de algumas ruas, pois há reclamação constante de motoristas e pedestres”, explicou Elcio.

“Já na secretaria de agricultura e abastecimento, com os secretários municipais de Meio Ambiente, Rubens, de Agricultura, Alcindo Penso, tratamos sobre a agilidade na construção do Restaurante Popular e da estrada que liga Quedas do Iguaçu a Rio Bonito do Iguaçu”, disse Jaime.

O prefeito avaliou positivamente as visitas. “Na oportunidade tratamos de todos os compromissos junto ao governo estadual de interesse dos munícipes quedenses, para que possamos transformar nosso município e tirar os grandes projetos do papel. Em breve nossa cidade se tornará num canteiro de obras e estaremos na vitrine das melhores cidades do Paraná”, completou o prefeito.