Agosto registra aumento de 75% nos casos de Covid em Laranjeiras do Sul

Em julho foram 55 confirmações ao todo e em agosto 94, encerrando o mês com saldo de 198 casos desde o início da pandemia

“É muito difícil pedir para as pessoas ficarem em isolamento após 7 meses de pandemia”, diz Berto Silva


94 casos de coronavírus foram confirmados em Laranjeiras do Sul no mês de agosto. Os dados foram apresentados à imprensa ontem (1º) pelo prefeito Berto Silva, vice Scarpari, secretário de Saúde Valdecir Valick e chefe da Vigilância Epidemiológica Patricia Massuqueto.

Patricia fez uma breve apresentação sobre o perfil epidemiológico dos casos confirmados no município. Dos 198 casos (até 31 de agosto), 89 eram em homens e 109 em mulheres.

Em maio foram confirmados 12 casos, em junho 37, em julho 55 e em agosto 94.

Ainda conforme a apresentação, a maioria dos casos é transmitido por contato intradomiciliar, ou seja, por pessoas que moram na mesma casa.

A enfermeira ainda acrescentou que com as temperaturas mais altas, as chances de transmissão são menores, no entanto, os cuidados devem ser mantidos.


Queda nas mortes

Outro dado apresentado pelo vice-prefeito Valdemir Scarpari, é que o número de mortes por todas as causas diminuiu em Laranjeiras do Sul em 2020, comparando com 2018 e 2019.

“O cuidado que estamos tendo em toda a cidade acarretou também essa diminuição”, declara Scarpari.

O prefeito Berto Silva lembrou que todos os 223 servidores da Saúde foram testados. A intenção era saber quem já contraiu o vírus, quem estava com ele ativo e quem ainda não teve. “É importante testar e isolar quem está com o vírus, para que estes não contaminem outros”, disse Berto.


Hospital de campanha

O prefeito lembrou que praticamente 90% dos que pegaram a doença se recuperaram em casa, portanto não precisaram de leitos de enfermaria, nem de UTI.

“Se metade deles precisasse de hospital, o São josé não daria conta, pois são apenas 30 leitos. Por isso nos prevenimos e fizemos o hospital de campanha. Deus queira que não seja necessário usar”, enalteceu o prefeito.

Segundo o prefeito, Laranjeiras está entre os municípios que mais testa, dentre todos da região.

“Vamos continuar acelerando, visando combater a pandemia”, complementou.


Distribuidoras

O secretrário de Saúde Valdecir Valick relatou que nas duas últimas semanas houve um aumento pela procura da UBS do lago, destinada exclusivamente aos casos de Covid-19.

Por isso, foi necessário aumentar a equipe, para que pudessem dar conta das demandas recebidas.

Ele contou ainda que pela manhã, foi feita uma reunião com os proprietários das distribuidoras de bebidas. O objetivo é que essas empresas continuem atendendo, porém, devem reforçar os cuidados, principalmente evitando aglomerações.


Panorama da Covid

O mês de agosto encerrou com 198 casos confirmados, destes, 152 recuperados, e 23 casos suspeitos.

No dia 29, foi confirmado o primeiro óbito, sendo uma mulher, de 59 anos. A paciente possuía comorbidades, era hipertensa, deu entrada no Hospital no dia 17 de agosto e foi transferida para a UTI no dia 20.


Perfil dos infectados

32% contato intradomiciliar
23% contato com caso positivo no trabalho
13% contato com caso positivo
11% contato positivo na família
9% sem vínculo epidemiológico
6% laranjeirenses que trabalham em outra cidade ou histórico de viagem