Cantagalo continua mutirões para eliminar criadouros do Aedes Aegypti
Ação é realizada pela secretaria de Saúde em colaboração com funcionários municipais e voluntários da comunidade
A prefeitura de Cantagalo por meio da secretaria de Saúde realizou no último dia 20 o primeiro ‘Mutirão Todos contra a Dengue’, em combate a propagação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
O mutirão
A ideia do mutirão surgiu em reunião com o secretário de Saúde Lucas Abreu, o prefeito João Konjunski, organizações do Posto de Saúde e da 5ª Regional de Saúde, representada pelo coordenador de arboviroses Rilson Motta.
De acordo com o secretário Lucas, serão feitos três mutirões até o fim desse ano, com a finalidade de inibir o aumento de casos de dengue no município. “Na região toda houve inúmeros surtos”, conta ele. “Com muitos casos, quem sofre é a Saúde municipal, os funcionários terão mais dificuldade no enfrentamento por conta da defasagem de material no mercado. Tudo isso prejudica o tratamento dos pacientes. A forma mais barata e eficaz que temos para eliminar os criadouros é por meio desses mutirões”, explica.
Primeira ação do ano
O primeiro mutirão contou com o envolvimento de cerca de 30 pessoas, entre funcionários da secretaria de Saúde, agentes comunitários, agentes de Endemias, enfermeiros, técnicos, motoristas, jovens do Interact, da secretaria de Meio Ambiente que colaborou com os caminhões de lixo, e pessoas da comunidade.
“Nossa intenção é aumentar o número de voluntários”, afirma Lucas. “A prefeitura quer o envolvimento da comunidade neste combate, evitando o alastramento da doença no município”.
O secretário lembra que 19 de novembro é o Dia D nacional de combate a Dengue. “O primeiro mutirão foi muito produtivo, enchemos três caminhões com lixo e agora, queremos uma adesão maior da população para ajudar neste serviço. Temos que pensar no futuro e nas consequências que essa doença pode acarretar para um familiar ou para toda a comunidade”.