O tomate é rico em vitaminas A, B e C e minerais como potássio, fósforo e magnésio
No dia 1o de fevereiro é comemorado o dia do tomate, um dos alimentos mais versáteis e nutritivos, presente diariamente na mesa dos brasileiros, seja em saladas ou molhos.
A versatilidade desse fruto vai muito além dos pratos, o tomate possui uma série de propriedades nutricionais e seu consumo e traz vários benefícios à saúde. Entre os principais nutrientes estão as vitaminas A, B, C, licopeno e minerais como potássio, fósforo e magnésio.
Melhora a visão
Com uma alta quantidade de vitaminas A e C, nossa visão também é muito beneficiada com o consumo deste fruto. O tomate também é capaz de reduzir o risco de desenvolver cataratas.
Saúde dos ossos
O licopeno, ajuda a melhorar a massa óssea, sendo uma ótima alternativa para combater a osteoporose. Devido à presença de vitamina K e cálcio, o tomate ainda ajuda a fortalecer e reparar os ossos.
Reduz problemas capilares
A acidez e as vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de ph do cabelo. Além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.
Reduz dor crônica
Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, os tomates podem reduzir dores crônicas.
Diminui a pressão arterial
O licopeno, vitamina C e outros antioxidantes encontrados no tomate são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando assim a baixar a pressão arterial.