Consumo moderado de chocolate proporciona benefícios para a saúde

Melhora na pressão arterial e aumento da concentração são alguns dos benefícios

O chocolate é um alimento viciante, saboroso e irresistível, é conhecido como alimento sagrado dos povos Incas, Maias e Astecas. Quando é consumido moderadamente é um grande aliado no bem-estar e controle do estresse, rico em triptofano responsável por aminoácidos que produzem serotonina e melatonina, auxilia na formação e manutenção dos músculos além de conter serotonina responsável pelo humor regulando o sono e a felicidade

Antigamente o cacau era visto como fonte de poder, por desempenhar um papel importante na sensação de prazer, explicando suas propriedades diretamente ligadas a sensação de bem-estar que muitos sentem após comer um pedaço de chocolate.

Quatro motivos para consumir chocolate moderadamente:

Faz bem para o coração

Segundo cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, o chocolate traz benefícios para o coração, a versão mais amarga é rica em cacau, que tem o poder de melhorar a pressão arterial. As substâncias antioxidantes presentes no doce auxiliam na diminuição dos níveis do colesterol ruim.

Aumento da concentração e raciocínio

Comer um pedaço do doce estimula o cérebro, isso acontece  por causa das substâncias estimulantes como cafeína. A dopamina liberada é ligada a sensação de recompensa e prazer atuando como conforto.

Proteção de raios UV

Pelos seus compostos bioativos o chocolate com mais concentração de cacau, auxilia na proteção da pele contra os danos da radiação ultravioleta.

Hidratação

Presentes em massagens, máscaras entre outros cosméticos o chocolate também traz benefícios para a pele, possui ação umectante eficaz para amaciar a pele e o cabelo, motivo pelo qual é comum encontrar cremes hidratantes com esse ingrediente.