Dicas para se exercitar no calor sem prejudicar a saúde

No calor, o organismo precisa ativar mecanismos para manter a temperatura do corpo nos níveis ideais, abaixo de 37º C.

Com a chegada do verão, muitas pessoas preferem se exercitar ao ar livre. Claro, as atividades físicas estão ligadas a diversos benefícios, mas para praticar um exercício no calor, o ideal é tomar alguns cuidados para evitar sobrecarga no organismo.

Hidrate-se

No calor, o organismo precisa ativar mecanismos para manter a temperatura do corpo nos níveis ideais, abaixo de 37º C.

A transpiração e a respiração aumentam a perda d’água no corpo. O que aumenta o risco de desidratação.

Além disso, os exercícios elevam a temperatura corporal e a produção de suor. Se a pessoa não estiver bem hidratada, esses fatores antecipam uma maior concentração urinária, o que pode causar cálculos renais.

Consuma, no mínimo, dois litros de água por dia. Você também pode complementar a hidratação com sucos e chás e frutas ricos em água, como melancia, melão, tomate e pepino.

Vá com calma

Inicie as atividades físicas com calma, principalmente se for uma pessoa sedentária. Quem não está acostumado pode passar mal com exercícios muito intensos.

Acontece que o corpo não está preparado e acaba manifestando sintomas como tontura e dor de cabeça.

Por isso, as atividades físicas devem ser introduzidas lentamente na rotina. O acompanhamento de um profissional pode ajudar muito mais no seu progresso.

Sob o sol, controle a intensidade e evite fazer exercícios das 10 às 16 horas para evitar uma insolação.

Alimentação

Não coma muito antes de se exercitar, isso pode prejudicar o rendimento no treino, entre outros problemas.

O indicado é consumir carboidrato complexo antes da atividade, como banana com aveia, iogurte com cereal integral, frutas secas ou pão integral com queijo magro.

Use protetor solar

Fique atento a fotoproteção, essencial para proteger a pele contra a radiação solar. Uma longa exposição ao sol pode causar inflamação, dano oxidativo e produção de enzimas que degradam colágeno, fazendo a pele ficar mais flácida, com rugas e machas, aumentando o risco de câncer de pele.

Aplique protetor solar diariamente antes de sair para praticar exercícios e reaplique a cada duas horas, pois a transpiração e o vento diminuem a eficácia do fotoprotetor.