Filtro de barro: é o mais eficaz e ainda a melhor opção para uma água de qualidade

Estudos revelam que nem a água mineral consegue ser a melhor escolha se comparada ao filtro de barro

Sabe aquele filtro marrom de água que a sua avó, com certeza, tem ou já teve? Pois é, de acordo com uma pesquisa, ele é o mais eficiente do mundo.

Pesquisadores americanos concluíram que o filtro feito de barro é o melhor quando o assunto é retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo.

Nem todo mundo sabe, mas a água pode conter Criptosporidiose, um parasita que causa alguns incômodos como diarreia e gastrenterites. E o filtro de barro é capaz de eliminar 99% desses parasitas.

Tudo isso foi concluído por um simples diferencial do filtro de barro: ele tem um sistema lento de filtragem, no qual, gota a gota, a água passa de um recipiente para outro, sendo que o ideal é que a vela do filtro contenha carvão ativado.

Isso, segundo a pesquisa, é um ponto muito positivo, já que os sistemas mais eficientes são os baseados em filtragens por gravidade.

Invenção genuinamente brasileira, o filtro de barro mudou completamente a maneira de beber água, pois no país, a água nem sempre era de boa qualidade.

História

No país, a água encontrada nem sempre era de boa qualidade. Vinha de poços, rios ou era canalizada de maneira rudimentar até chegar a fontes e chafarizes construídos pelos governos.

Um exemplo, ainda do período colonial, que continua ativo no Rio de Janeiro são os arcos da Lapa, um aqueduto do século 18, construído para levar água do rio Carioca até o centro da cidade, onde a população se abastecia.

Com a criação do filtro, a água chegou enfim dentro das casas. Agora limpa e sem contaminação. Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional.

A criação do filtro ficou anônima, mas pressupõem-se que o filtro foi inventado em São Paulo, por causa desses imigrantes e depois disseminado para o resto do estado e do país.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail