Nove benefícios do pilates para a saúde e o bem-estar do seu corpo

Saiba como a prática de pilates pode te ajudar a melhorar a postura, respiração, flexibilidade e ainda combater dores e aliviar o estresse

A prática do pilates garante muitas vantagens ao nosso corpo. Nos deixa mais produtivos, com menos chances de adoecer e melhora o bem-estar. Fatores cada vez mais importantes para uma boa qualidade de vida.

Pensando nisso, a fisioterapeuta especializada em pilates contemporâneo Patrícia Bueno, ressaltou nove pontos de benefícios da prática.

1. Diminuição do estresse e ansiedade

Os movimentos do pilates e a sincronia com a respiração consciente, aumenta a concentração e diminui a ansiedade. Com a prática frequente, é possível adquirir maior controle sobre o seu corpo e suas ações, melhorando, inclusive, a forma de lidar com problemas e pressões cotidianas.

2. Combate de dores

Por meio da prática do pilates é possível promover um realinhamento da coluna e fortalecimento do abdome. Ao trabalhar os músculos como um todo pode prevenir lesões de forma geral.

3. Flexibilidade

Por meio do alongamento do corpo é possível trabalhar a extensão dos músculos e articulações, trazendo benefícios para o dia a dia em atividades simples como abaixar para pegar um objeto do chão, ou amarrar os sapatos.

4. Melhora a respiração

A prática de pilates permite aprender a respirar de forma correta sem gerar o bloqueio do músculo do diafragma, trazendo bem-estar.

5. Melhora na postura

Por meio de exercícios com alongamento adquire-se maior força dos músculos que sustentam a lombar, que ajuda na melhora da postura.

6. Tonifica os músculos

O grande diferencial dessa atividade é o fortalecimento muscular integrado, pois durante o pilates, diversos grupos musculares são ativados simultâneamente.

7. Coordenação motora

Por meio dos exercícios é possível adquirir mais equilíbrio e melhora na percepção dos objetos e em nossa coordenação motora em atividades do dia a dia.

8. Desempenho na corrida

Auxilia na prática da corrida, o corpo precisa de um preparo a fim de evitar lesões, e o pilates por meio da respiração, concentração, fortalecimento global, principalmente dos músculos estabilizadores será possível fazer com que o corpo alcance melhores resultados.

9. Previne fraturas osteoporóticas

O pilates auxilia no aumento de força muscular, que comprime e fortalece a estrutura óssea. Além disso, melhora a coordenação motora e auxilia o corpo a ter equilíbrio, sendo um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela osteoporose.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail