Saúde do trabalhador é foco de reunião em Rio Bonito do Iguaçu

A iniciativa busca refletir a promoção da saúde, que envolve tanto empregado como empregador de empresas privadas e públicas, trabalhadores rurais e autônomos

No último dia 8, representantes da Saúde, entre a atenção primária e vigilância sanitária de Rio Bonito do Iguaçu se reuniram para elaborar estratégias e ações voltadas à saúde do trabalhador.

Um dos objetivos do encontro foi discutir maneiras para prevenir acidentes relacionados ao trabalho. A iniciativa busca refletir a promoção da saúde, que envolve tanto empregado como empregador de empresas privadas e públicas, trabalhadores rurais e autônomos.

Pautas levantadas

Durante o encontro foi elaborado um fluxograma para o atendimento de acidentes, discutido ainda a importância da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A CAT é o documento responsável por oferecer informações ao INSS sobre o acidente do trabalhador e doenças adquiridas no tempo de trabalho. Nos casos de acidente ou doença a empresa deve emitir a CAT, a ser preenchida pelos recursos humanos (RH) da empresa. Se o trabalhador for produtor rural, o Sindicato ou o médico que prestou atendimento fará a emissão desse documento.

Sua importância reside, sobretudo na formalização do fato, com vistas a garantir ao colaborador os direitos que são devidos a ele. Nesse sentido, o cuidado na emissão da CAT pode ser a garantia de uma assistência acidentária ou até de uma aposentadoria por invalidez como resultado do ocorrido.