Rio Bonito: colégio do campo Iraci Salete Strozak lança o livro “Atlas Geográfico Escolar Comentado”

O diretor e professor de Geografia Alessandro Kominecki conta que o apanhado técnico foi realizado durante as aulas e a ideia originou-se da falta de mapas temáticos do município

Produzido no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, o livro “Atlas Geográfico Escolar Comentado – Cantuquiriguaçu e Município de Rio Bonito do Iguaçu – Paraná” compreende as práticas de interpretação, caracterização qualitativa e o resumo dos mapas temáticos do território da Cantu e de Rio Bonito, onde localiza-se o colégio em questão.

O apanhado técnico foi realizado durante as aulas de Geografia da classe intermediária de ciências humanas. A ideia de produção de um atlas geográfico escolar originou-se da falta de mapas temáticos do município para uso didático-metodológico nas aulas de geografia.  A elaboração do material foi feita por conta da lacuna cartográfica da região. O projeto contou com a participação dos estudantes do 7º e 8º ano do ensino fundamental. Com o desenvolvimento e resultados obtidos no estudo, o professor de geografia e os estudantes decidiram publicar o material.

O objetivo do Atlas é disponibilizar aos estudantes das instituições de ensino locais um material cartográfico detalhado, com as características físicas e socioambientais para uso didático pedagógico. A apuração do material foi feita sob mediação do professor. Os mapas cartográficos compreendem a localização geográfica, regionalização, divisão política-administrativa, hipsometria, 3D, hidrografia, declividade topográfica, tipos de solos, aptidão dos solos e uso/cobertura do solo.

O lançamento do livro aconteceu no próprio colégio, contando com a presença de representantes da comunidade escolar, da prefeitura, do Núcleo Regional (NRE) de Laranjeiras do Sul e da secretaria de educação de Rio Bonito.

Completando uma lacuna

Segundo o diretor do colégio e professor de Geografia Alessandro Kominecki é prática comum da escola desenvolver manuais. Diferentes materiais têm sido desenvolvidos nos últimos anos, contando agora com o novo lançamento. “Há um ano atrás os estudantes tiveram acesso aos mapas temáticos produzidos no momento que eu estava atuando como professor de geografia”, conta Alessandro. “Eu percebi que esses mapas não estavam disponíveis na internet para uso didático pedagógico. Então havia uma lacuna cartográfica sobre o município, sobre o uso do solo, sobre o relevo, sobre a declividade, sobre o 3D, sobre a hidrografia”.

Então, segundo o diretor, a partir dessa necessidade foi produzido o material, impresso para que os alunos compreendessem melhor o conteúdo científico do espaço geográfico a partir das características locais, trabalhadas nas aulas de geografia.

“O principal objetivo foi trazer para a aula esses elementos geográficos locais para que os alunos tivessem uma percepção melhor do ambiente em que estão inseridos. Então eles aprendem na geografia a produção do espaço geográfico de modo mais abrangente nas escalas regionais, em nível de país e global. Mas muitas vezes se encontra-se essa lacuna dos aspectos geográficos locais, isso justifica a produção deste material”.

Material para as escolas

Alessandro destaca o fato de que a internet não oferece um material evidentemente claro dos aspectos físicos do território da Cantu. Por isso o seu trabalho e o dos estudantes foi completar essa lacuna com a produção do Atlas com mapas e comentários referentes a cada um, feitos pelos estudantes, a partir de suas interpretações.

O material servirá a outras tantas escolas que vão utilizar e interpretar os mapas de diferentes maneiras. “Neste momento teve objetivo didático pedagógico nas aulas de geografia, mas nós estamos divulgando para a comunidade para que se torne uma contribuição de professor e estudantes para os demais ambientes escolares ou outras áreas afins para que também seja utilizado como ferramenta”.

O Atlas geográfico é uma contribuição dos autores: 19 estudantes e o professor de geografia. O livro está disponível no site da editora e indexado pela Amazon e pela Educapes.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail