Árbitro laranjeirense integra grupo da FIFA pela segunda vez

Alfredo Wagner está entre os oito confirmados na equipe da federação internacional. “São 22 anos dedicados ao hobby. Agora, a meta é a vaga para o Mundial”, comemora

Foi divulgada a lista dos árbitros brasileiros de futsal que farão parte do quadro da FIFA na temporada de 2024. Entre os selecionados, destaca-se o laranjeirense Alfredo Carlos Wagner, que integra a equipe pelo segundo ano consecutivo. Atuando desde 2002, Alfredo destaca que a próxima meta é apitar o mundial. “São anos dedicados ao hobby. Alcançar este nível pela segunda vez reflete todo o trabalho. A preparação de agora é para tentar o mundial”, destaca o árbitro.

Trajetória

De acordo com Alfredo, sua jornada na arbitragem iniciou em 2002, durante sua graduação em Educação Física na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava. “O trabalho e a busca por aprimoramento me fez focar especialmente nas categorias de base, inicialmente na Liga Regional de Guarapuava. Com o tempo e habilidades desenvolvidas, tive grandes oportunidades em campeonatos paranaenses, e estaduais nas séries ouro, prata e bronze”, detalha.

Desde sua mudança para Laranjeiras do Sul, em 2009, ao assumir o concurso da prefeitura, os caminhos foram se moldando. Conforme ele, a partir da integração no quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) em 2011, tudo foi acontecendo. “Em 2023, atingi o ápice da carreira ao ser reconhecido pela FIFA”, celebra.

Além das quadras

Mesmo considerando a arbitragem como um hobby, Alfredo afirma que mantém um comprometimento exemplar. Conforme ele, sua formação como professor de Educação Física e trabalho na prefeitura de Laranjeiras não impediram seu foco na preparação e evolução constante na arbitragem.

Para integrar o quadro internacional da FIFA, é necessário passar por uma avaliação física e teórica. O processo é feito anualmente. “Com determinação, garanti minha vaga pela segunda vez. A preparação é constante. É necessário enfrentar mudanças de níveis para superar desafios”, destaca Alfredo.

Novas metas

O árbitro expõe expectativas promissoras para este ano, como participações em torneios internacionais e o pleno aproveitamento do status conquistado na FIFA. Sua ambição inclui a busca por uma vaga no Mundial, alimentando o sonho de representar o Brasil em uma competição global. “Assim como alcancei esta meta, nada me impede de conquistar mais um sonho. Sigo na preparação em busca do Mundial”, informa.

Apesar das limitadas oportunidades, Alfredo encoraja aqueles interessados na arbitragem a seguir seus passos, enfatizando a gratificação e alegria que a profissão proporciona, especialmente aos apaixonados pelo meio esportivo. “Precisamos de novos nomes na arbitragem da região. Fica o convite aos interessados. Ser árbitro é muito mais que estar em quadra. Para mim, tornou-se um estilo de vida”, finaliza.

Equipe de arbitragem

Além de Alfredo, outras duas paranaenses já estão confirmadas para integrar o time que vai apitar os confrontos da FIFA, que são Paula Kamila Cirino e Juliana Ângelo.

Confira a lista completa:

Masculino

Ricardo Amaral Messa na FIFA desde 2018

Felipe de Fábio Ventura na FIFA desde 2019

Alfredo Carlos Wagner  na FIFA desde 2023

Guilherme Schwinden Gehrke – 1º ano FIFA

Feminino
Aline Santos do Nascimento – na FIFA desde 2018

Anelize Meire Schulz – na FIFA desde 2018

Paula Kamila Silva Cirilo – na FIFA desde 2023 Julia