Por que a divisão de tarefas é importante para a saúde mental da mulher?

É importante que a mulher possa conciliar e dividir as responsabilidades dentro de casa,

Os últimos 100 anos foram marcados por transformações sociais profundas que alteraram costumes e trouxeram avanços pela igualdade de gênero e liberdade das mulheres.

Mas a redefinição dos papéis femininos na sociedade também fez com que surgisse um ideal de mulher contemporânea: a que consegue, ao mesmo tempo, estar bem fisicamente, ser bem-sucedida profissionalmente e ainda ser boa mãe e esposa.

Trabalhar 8 horas por dia e, depois de chegar em casa, ser responsável pelas atividades domésticas, das necessidades dos filhos, das vontades do cônjuge. São tantas obrigações impostas à mulher que, na maioria dos casos, não sobra tempo para ela cuidar de si mesma.

Especialistas alertam para o desequilíbrio causado pelo excesso de tarefas e como isso pode afetar a saúde da mulher e o bem-estar da família inteira.

Para a laranjeirense, Ruth Penteado as mulheres precisam de parceria e divisão nas tarefas. ”Nós não vivemos em função de organizar uma casa, não é mandamento, trabalho em equipe gera felicidade, e é mais rápido. Manter tudo em ordem demanda tempo e não se faz por mágica”.

O drama vivido por grande parte das mulheres com múltiplas jornadas de trabalho e acúmulo de funções só piorou com a pandemia. “Elas foram obrigadas a levar o trabalho para dentro de casa. E o restante veio junto também: filhos, cônjuge, tudo e todos ocupando o mesmo lugar, ao mesmo tempo. E tudo isso, sem lazer ou um tempo para relaxar e cuidar de si mesma”, avaliam.

A solução para o problema está na definição dos papéis dentro de casa. É fundamental que, além da divisão de tarefas com as pessoas próximas, a mulher tire um tempo para praticar exercícios físicos, para ler, assistir a sua série ou filme preferido, cuidar da autoestima, enfim, para relaxar e cuidar da saúde mental.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail