Candói realiza audiência pública para tratar sobre realização de obras

Foi anunciado a pavimentação asfáltica no Três Palmeiras e revitalização e drenagem de calçadas no bairro Santa Clara

Na última quinta-feira (30), no centro ucraniano de Candói, a secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, realizou duas audiências públicas com a população, a primeira, para tratar da pavimentação asfáltica da estrada do Três Palmeiras e, a segunda, tratando da revitalização e adequação da drenagem pluvial e calçadas no bairro Santa Clara.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, George José Rosa, e contou com a colaboração da técnica em Agropecuária, Eliza de Matos e da Engenheira Civil e assessora de Urbanismo e Meio Ambiente, Kauana Kukul, que explicou a todos os presentes como vai funcionar a execução dos projetos.

“Trata-se da obra de revitalização e adequação da rede de drenagem pluvial e calçadas no bairro Santa Clara, o qual representa aproximadamente 22% da área do perímetro urbano do Município de Candói, com uma população superior a 1.700 mil habitantes. Uma obra de mais de R$ 3,5 milhões o qual está sendo repassado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU)”, destacou a engenheira.

Detalhas da obra

Segundo Kauana, o levantamento das áreas e locação do mobiliário urbano, foi realizado com o Drone e GPS, o que nos permitiu maior precisão no levantamento de todos os dados necessários. “Dentre os serviços contemplados nesta obra estão as atividades de arrancamento e reassentamento de meios fios, execução de meios fios novos, execução de calçadas em paver, plantio de gramas, rampas de acessibilidade, placas de sinalização de trânsito, bem como, a drenagem pluvial, bocas de lobo, tubos de concreto, e ainda, dissipadores de águas com alas.

Por se tratar de um bairro com um desnível considerável, a engenheira considera que haverá casos em que os moradores terão que adaptar seus acessos ao novo padrão proposto pelo município, bem como, o município terá que se adaptar de forma a não prejudicar ninguém, melhorando a qualidade de vida de todos. “As calçadas e rampas foram projetadas de acordo com as legislações vigentes, entre elas a NBR 9050. Por se tratar de um bairro já consolidado com 3 metros de passeio público, o planejamento foi feito para que causasse o menor impacto possível, sendo utilizado 1,5 metro para a execução das calçadas ao lado do meio-fio e 1,5 metro para o plantio de gramas, ou ainda, para que os moradores possam executar suas rampas de acesso as residências”.

Em caso de dúvidas

Kauana ainda salientou que durante a execução da obra, é possível que surjam alguns transtornos ou dúvidas, e pedem a população que nestes casos procure a secretaria para que possam se informar e resolver da melhor forma.

E o secretário George lembra ainda que no dia 6 de junho acontecerá outra reunião com audiência pública, agora na comunidade do Alto Cachoeira, para apresentação do projeto de pavimentação com pedras irregulares, no trecho da estrada rural do Alto Cachoeira. “Agradecemos a população pela participação ativa, a secretaria, assim como nossos funcionários que ficam a disposição de todos para qualquer esclarecimento e continuaremos sempre em busca de melhorias para o bem-estar da nossa população.”

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail