Catanduvas finaliza Novembro Azul com palestra educativa

O evento aconteceu no Centro de Eventos Sestílio Bortolon

A Administração de Catanduvas, por meio da secretaria de Saúde, realizou no dia 24 de novembro, a última palestra alusiva à Campanha Novembro azul, com a participação do Dr. Felipe e Dra Emeli.

O evento aconteceu no Centro de Eventos Sestílio Bortolon, oportunidade em que os homens catanduvenses receberam várias orientações e puderam esclarecer suas dúvidas sobre a prevenção ao câncer de próstata, além de outras informações.

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sintomas e tratamento

De acordo com o INCA, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

São considerados fatores de risco: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio e obesidade, entre outros. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail