Colégio José Anchieta, homenageia professores com serenata

Além das canções o grupo preparou cartas, flores e cordel para os docentes

Na última quarta feira (14), véspera do dia do professor e também na quinta feira (15), dia dos professores, os diretores do Colégio Estadual José de Anchieta da cidade de Quedas do Iguaçu,  David Fernandes de Oliveira e Elizangela da Rosa, juntamente com os alunos Maria Luyza Tureta, Felipe Cenci, Gabriel Hach, Miguel Moser, realizaram serenatas na casa de cada professor da escola, ao todo foram 26 professores homenageados.

Além da serenata o grupo preparou cartas, flores e cordel para entregar aos mestres.

Com um figurino mais retrô, ao som de violão e carron, o grupo virou a madrugada homenageando cada educador, com belas canções e declamação de cordel.

“Apesar da chuva ter atrasado um pouco, tudo aconteceu da melhor maneira possível. Em cada casa uma reação, uma emoção vivida intensamente, foi uma experiência incrível”, conta David

Com este gesto, o grupo queria demonstrar o carinho, o respeito e a gratidão para com todos os professores, que sempre fizeram e fazem um trabalho admirável.

Segundo o grupo, a homenagem foi uma maneira de demonstrar de forma diferente e criativa o reconhecimento ao trabalho e dedicação de cada professor que integra a escola.

“Com a pandemia e o distanciamento, eles estão se reinventando e fazendo o seu melhor a cada dia para manter o foco dos alunos no estudo levando o conhecimento até eles”, diz David.

A história da ideia

A ideia foi do diretor David, baseado numa experiência de quando estava no terceiro ano do ensino médio e também quando lecionou em uma outra escola de Quedas, onde implantou o projeto das serenatas e teve muito êxito.

“Quando eu estava no terceiro ano do ensino médio, eu e alguns colegas montamos um grupo de serenata para juntarmos dinheiro para a formatura. Alguns anos depois montamos um grupo mais elaborado chamado Serenart na cidade de Campina da Lagoa, com o intuito de pagar um curso de teatro. As serenatas eram feitas em datas temáticas, como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e aniversários”, lembra David.

Quando David foi para a cidade de Quedas, lançou a ideia das serenatas numa turma de oitavo ano de um colégio particular da cidade, com a qual fez muitas serenatas e  o dinheiro arrecadado foi usado para levar a turma a um parque temático.

No José Anchieta

“Desde que estou no Colégio Anchieta, sempre tive vontade de fazer essa homenagem aos professores, oque impedia era o grande número de docentes”, conta

 Como o Colégio tornou-se integral e o número de docentes diminuiu, David pensou em tentar o projeto no colégio. David lançou o desafio vendo que havia alguns alunos que poderiam ajudar e eles adoraram a ideia.

“Começamos a ensaiar e escolher o repertório. Escolhemos um cordel do Braulio Bessa para declamar, cantamos a musica Anjos da Guarda de Alice Brandão, escolhemos um figurino retrô, fizemos tudo com muito amor!”, completa.

Reação

Os professores se emocionaram muito com o carinho em forma de canção e poesia expressado pelo grupo de serenata da escola, que levou alegria a cada mestre.

“Muito obrigada pela linda homenagem, eu não tenho nem palavras para agradecer todo o carinho, sou muito feliz por fazer parte desta família Anchieta linda, este dia vai ficar eternizado em meu coração!”, diz Francieli Portela, professora de língua portuguesa.

“Foi muito legal, lindo e emocionante! Parabéns David, Elizangela e alunos. Vocês são  mais do que 1.000!Muito obrigada, mesmo!Fiquei tão feliz que não consegui mais dormir Vocês sempre nos emocionando e impressionando”, agradece Ana Trento, professora de matemática.

Futuro

Depois do sucesso do dia dos professores, o grupo planeja algo para o natal e também pensa em chamar mais pessoas para fazer parte desse projeto tão bonito.

 

 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail