Como identificar os sinais de gravidez psicológica em cachorras

Os sintomas começam a aparecer em torno de 60 dias após o período do cio

A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, é muito comum em pets. Trata-se de um distúrbio hormonal, devido a uma alteração nos hormônios prolactina e progesterona, que leva as fêmeas a terem sintomas de gestação mesmo sem estarem grávidas.

Manifestação

Os sintomas começam a aparecer em torno de 60 dias após o período do cio, com aumento das mamas, produção de leite, aumento abdominal, alterações comportamentais no geral, entre outras características que não são comuns no dia a dia. Não existe uma causa específica para o aparecimento de gravidez psicológica, o que se sabe é que ela aparece majoritariamente em fêmeas que não foram castradas

A pseudociese não é considerada uma doença, e sim uma condição fisiológica do animal, porém, essas alterações hormonais podem levar a alterações mais sérias, podendo desenvolver tumores de mama, infecções uterinas, infecções nas mamas devido ao enfrentamento da produção de leite, entre outros problemas mais sérios.

Estima-se que o tempo da gravidez psicológica dure em torno de 10 dias, até que os sintomas comecem a diminuir. Vale lembrar que por ser uma alteração hormonal, ela é muito específica de cada animal.

Prevenção e tratamento

Por não ser considerada uma doença, não existe um tratamento específico. A prevenção mais indicada é a castração do animal, com a remoção do útero e dos ovários acaba a produção de hormônios evitando assim a gravidez psicológica. O que pode ser tratado são os sintomas que forem aparecendo, e a melhor forma de ajudar é analisando os sinais e levando o pet ao veterinário para ter o suporte necessário.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail