Cantagalo: conferência promove trabalho integrado para combater a violência contra crianças e adolescentes

“Trabalhando juntos, avançando com paciência, vamos conseguir consolidar esses direitos”, afirma a secretária de Assistência Social Cláudia Konjunski

O Comcria realizou na última semana a 8º Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Cantagalo.

A conferência, realizada a cada dois anos, precisou ser adiada em 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

Neste ano, o evento reuniu alunos das redes municipal, estadual, Apae e Pastoral da Criança, para debater o tema ‘Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade’.

Trabalho integrado

As metas desenvolvidas durante a conferência são voltadas para os desafios que precisam ser enfrentados para que todos os envolvidos tenham acesso às políticas sociais, com foco na democratização e enfrentamento das violências.

A assistente social Luciane Martini ministrou uma palestra abordando dados importantes sobre a situação das crianças e adolescentes pós pandemia a nível nacional.

Para a secretária de Assistência Social Cláudia Konjunski o direito das crianças a uma vida saudável e plena depende da família. “Isso em primeira instância, depois depende da sociedade em geral, do poder público, dos parceiros e da justiça”, afirma.

Ela destaca que é a cooperação que promove a transformação do contexto de violações e vulnerabilidades para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Trabalhando de forma integrada, avançando com paciência, vamos conseguir consolidar esses direitos”, ressalta Cláudia.

O objetivo da conferência é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos como crianças, adolescentes e a sociedade para construir propostas direcionadas ao princípio da proteção integral nas políticas públicas.

Na ocasião, foi promovida uma ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional para refletir e avaliar o impacto da pandemia na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, e assim construir propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos na pandemia.

Presenças

O evento contou com a presença do prefeito João Konjunski, do vice Rocha Ribas, secretária de Assistência Social Claudia Konjunski, presidente do Comcria de Cantagalo Sandro Baldissera, dos secretários de Educação, Agricultura e Finanças: Vera Lazaretti, Isaac Abreu e Osvaldo Okonoski.

O legislativo foi representado por Claudio Friguetto, Vera Lucia Silva, Francisco Jr Piantkoski e Ciro Abreu. Também participaram da conferência membros do Conselho Tutelar.