Confira dicas para impulsionar o seu negócio digital

Qualidade de conteúdo e conexão com o cliente são algumas das ações importantes ao trabalhar no meio virtual

A internet possibilita a expansão de um negócio e alcance de clientes. Mesmo com tanta oportunidade no mundo virtual, a concorrência é ainda maior. O marketing digital ajuda na questão, pois somente por meio da divulgação estratégica é que os pequenos negócios conseguem alcançar destaque, podendo até competir com outras empresas já consolidadas no mercado.

As lojas virtuais tiveram um aumento exponencial nos últimos anos no Brasil. Na pandemia de Covid-19, o isolamento social afetou as vendas das lojas físicas, mas impulsionaram a força e velocidade do desenvolvimento dos negócios digitais.

Há uma ampla gama de negócios virtuais, liderados, em grande parte, por empreendedores iniciantes, impulsionados pela necessidade de renda extra ou por independência financeira. Dessa forma, esses novos empreendedores se destacam pela originalidade e criatividade com que atuam no mercado virtual, meio que favorece a execução e expansão de novas ideias.

Se você tem um ou planeja ter o próprio negócio e não sabe quais estratégias adotar para ter o seu material ou produto em destaque no mercado virtual, confira estas cinco dicas para alavancar seu negócio virtual.

Site

Um comprador vai procurar, de cara, o seu site na internet, para adquirir um produto ou serviço. Dessa forma, esteja seguro de que a página de sua empresa tenha uma navegação amigável e rápida, para ser melhor acessada em dispositivos móveis e qualquer outro aparelho.

Para ser lembrado, o site também precisa ser constantemente atualizado. Isso garante uma boa imagem aos clientes, cada vez mais exigentes com as experiências digitais atualmente. Se você tem dúvidas sobre como melhorar o seu site e conseguir mais acessos, comece procurando no lugar mais óbvio, a própria internet, onde você tenta alcançar o seu lugar. Há muitas informações e técnicas a serem aprendidas, tanto de graça, quanto em conteúdo pago. Analise e descubra as melhores formas de impulsionar o seu negócio, começando pelo ideal: uma boa impressão.

E-mail marketing

Esta é uma das ferramentas, úteis no meio digital para manter a fidelidade dos clientes já conquistados e de novos. Além de efetivo, o e-mail marketing é econômico. Os e-mails são usados para dar descontos, bônus e recompensas por uma primeira compra, por exemplo, por meio de vouchers ou códigos promocionais, fidelizando clientes novos e antigos.

Não se esqueça da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Crie sua lista de e-mails tendo um relacionamento constante com ela. Não compre uma base de e-mails. A dica de ouro nisso tudo é a criação de conteúdo. Quando ofertado, um conteúdo gera interesse, atrai clientes e consequentemente, você consegue seu e-mail, com aquela promessa de conteúdo grátis, ou amostra grátis que tanto chamam a atenção de um comprador. Só não o deixe na mão. Seus conteúdos precisam ser de qualidade, entregar o que prometem e despertar o interesse e segurança da pessoa para que compre o seu produto ou serviço. Dessa forma, você vai criar uma boa base de contatos, que queiram acompanhar seus conteúdos e automaticamente credibilizam o seu negócio.

Avaliações

Reputação é tudo. Faça com que a sua empresa figure nos diretórios locais, como Google Meu Negócio, TripAdvisor, Telelistas, GuiaMais, Hotfrog, Apontador, Yelp, entre outros. Essa estratégia consiste na distribuição de links por e-mails ou por site para conquistar avaliações online.

Quando um cliente ficar satisfeito com seu produto ou serviço, convide-o para avaliar seu negócio. É importante estimular os seus clientes, tanto no oferecimento de um produto quanto na tomada de uma ação.

E se houver alguma avaliação negativa, seja cordial, profissional e tente reverter a situação conquistando a confiança do cliente, discutindo o problema em questão. Esse suporte e comunicação também é essencial para a construção de sua imagem.

Redes sociais

Invista em engajamento, e direcione suas estratégias para o público-alvo. É recomendável trabalhar com uma ou duas redes sociais, focando nos clientes em potencial. Vale mais que investir em campanhas publicitárias, perdidas por redes, que não vão converter em vendas.

Identifique seu público-alvo, entenda suas necessidades, onde ele se encontra, nesse caso, em qual rede social, priorize a atenção e um atendimento adequado.

Anúncios

Veicule publicidade em conteúdo, tanto no site, quanto nas suas redes sociais. Uma opção é o Google Ads, ferramenta usada por empresas para dar mais visibilidade ao seu site no Google, por meio de publicidade paga.

Anúncios delimitam o alcance, pois são selecionados por palavras-chave específicas que os clientes usam para encontrar produtos e serviços. No fim, as buscas de um usuário podem levá-lo até o seu anúncio, gerando lucro para o seu negócio.