Conheça e entenda o Metaverso, a união de todas as realidades

O primeiro experimento do metaverso no sentido da vida real foi com o jogo Second Life

Metaverso, é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de ‘realidade virtual’, ‘realidade aumentada’ e ‘internet'”.

É um universo digital totalmente imersivo, interativo e muito realista. É um espaço coletivo que recria experiências reais a partir da integração de várias ferramentas. É um ecossistema mais vasto, que pode incluir jogos e redes sociais.

De onde veio o termo metaverso?

Ele se originou em um livro chamado Snow Crash, escrito em 1992 por Neal Stephenson. A obra tem um enredo cyberpunk e fala do metaverso como uma espécie de sucessor evoluído da internet, com interação de avatares e muitas possibilidades de ações. O termo ficou famoso e foi adotado pela indústria.

O primeiro experimento do metaverso no sentido da vida real foi com o jogo Second Life, que foi um grande fenômeno das experiências virtuais lançado em 2003. Ele cumpria todos os requisitos do conceito metaverso, faltando só segurar as pessoas no mesmo lugar.

Atualmente, os games Roblox e Fortnite, nos quais os gamers interagem com o mundo inteiro por meio de avatares personalizáveis, são considerados pequenas demonstrações do potencial do metaverso.

Facebook e Microsoft e suas apostas

Gigantes como o Facebook e Microsoft já declararam que estão investindo pesado no desenvolvimento de produtos metaverso, utilizando recursos como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, NFT (tokens não-fungíveis) e blockchain.

A Microsoft já lançou o Mesh, serviço que viabiliza as reuniões em holograma e que funciona com o HoloLens, óculos de realidade mista.

Já o Facebook está testando o Horizon Workrooms, aplicativo usado nos fones de ouvido de realidade virtual Oculus Quest 2, que permite que as pessoas entrem em escritórios virtuais como avatares e participem de reuniões em tempo real. Todas essas são inovações focadas no mundo corporativo pós-pandemia.

Invasão na moda

O tema, está também no mundo da moda e da publicidade. Em 2021, a marca Gucci lançou um tênis digital usando realidade aumentada que gerou bastante buzz no mercado.

O metaverso está sendo chamado de novo terceiro lugar. O primeiro é a nossa casa, o segundo é o nosso trabalho e o terceiro é o metaverso. Um espaço onde as pessoas trocam ideias e estabelecem relacionamentos. Ter um terceiro lugar para socializar fora de casa e do trabalho é uma novidade para o bem-estar, pois traz um sentimento de conexão e pertencimento.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail