Conselho de Cultura, em parceria com a UFFS, oferta oficinas artísticas online e gratuitas, com certificação

“Muitas pessoas sabem fazer a arte, mas não sabem como escrever para conseguir uma bolsa ou adentrar na profissão”, disse Maria Luiza, secretaria da Educação

Por Thamiris Costa

Objetivando capacitar a comunidade artística de Laranjeiras e região à participação em editais culturais e adentrarem na carreira profissional, o Conselho de Cultura, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), respaldados na Lei Aldir Blanc Nº 14.017/2020, estão ofertando oficinas online e gratuitas, que oferecem certificação.

“Durante uma reunião do Conselho, discutimos sobre a adesão dos artistas locais no processo de credenciamento de projetos para seleção, com a finalidade de realização de atividades culturais. Entretanto, identificamos que uma das principais dificuldades dos artistas está na própria elaboração do projeto, o que faz com que muitos não participem do processo”, explicou Cristian Ricardo Pazini, coordenador adjunto de Cultura da UFFS.

Nesse sentido, a primeira oficina “Elaboração de Projetos de Cultura”, trouxe os servidores Lucimara Lemiechek e Everton Kielt, doutorandos em Educação, que deram uma aula básica do que é um edital, como funciona e como os interessados (músicos, dançarinos, grupos de teatro, artesãos, escritores) devem se adequar a padronização técnica para conseguir colocar no papel as ideias que possuem.

“Muitas pessoas sabem fazer a arte, mas não sabem como funciona, como escrever para conseguir uma bolsa ou adentrar na profissão”, disse Maria Luiza, secretaria da Educação de Laranjeiras do Sul.

Segundo ela, esse foi o motivo pelo qual foram trabalhadas na primeira oficina as partes que compõe um projeto: nome, público-alvo, introdução, metodologia, fundamentação teórica, cronograma, avaliação de resultados e referências bibliográficas.

O artista? Pontos importantes para construção profissional

A segunda oficina “O artista? Pontos importantes para a construção profissional”, ocorrerá no dia 25 de agosto, às 19h30, e trará como convidado o professor Marcio Martins do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Rondonópolis.

“A ideia desta etapa é capacitar os artistas para os passos que podem percorrer para obter sucesso na carreira artística, trazendo uma noção de como passar do nível amador para o profissional, como fazer registro nos conselhos, marketing profissional, conhecer cachês artísticos entre outros”, disse Cristian.

Como participar

O evento será on-line, no Canal da UFFS, Campus Laranjeiras do Sul, que abrirá as inscrições no dia, a partir de um link que será disponibilizado. Para mais informações, contatar Cristian Pazini através do número (42) 998075721, ou e-mail: [email protected]