Cromoterapia: entenda o poder das cores na sua vida

Colocadas na proporção certa, elas podem trazer vários benefícios à saúde mental e física

Pouca gente sabe, mas a escolha das cores vai além da questão estética. Um estudo sobre cromoterapia, que é a prática que utiliza a luz das cores para o tratamento de algumas doenças, aponta que cada cor tem uma função.

Colocadas na proporção certa, elas podem trazer vários benefícios à saúde mental e física, como maior disposição, diminuição de transtornos do sono, alívio dos sintomas de algumas doenças, ativação do sistema nervoso central, melhora em dores de cabeça e circulação sanguínea.

O que dizem os estudos

O estudo avançou e chegou à arquitetura, mais especificamente à decoração de interiores. Com isso, um projeto têm escolhido aplicar cores que atuem diretamente no bem-estar físico e emocional dos moradores.

Segundo a arquiteta Cristina Cardoso, hoje há muito conhecimento sobre a atuação das cores no cérebro humano, reforçando o objetivo principal de um projeto de arquitetura e interiores que visa o bem-estar de quem vai ocupar o espaço. “A cor é um elemento fundamental na composição da arquitetura, seja para aguçar os sentidos (com tons vibrantes e provocativos), ou para transmitir sensações de conforto e tranquilidade (com cores mais suaves e aconchegantes)”, explica.

Por isso, a partir dos efeitos que se pretendem obter, seja de aumento da concentração, relaxamento, contemplação ou energização, o uso da cor e de outros elementos compõe esse resultado. “Importante frisar que, para isso também é necessária a contratação de um profissional que tenha conhecimento de cromoterapia, para que o uso não só das cores, mas de todos os materiais componentes do projeto que aguçam os sentidos, sejam mais assertivos”, complementa Cristina.

Conheça os efeitos de cada cor:

• Vermelho (força – ação – vitalidade)

O vermelho estimula a autoafirmação e recupera a consciência de si próprio.

Laranja (prazer – vontade – expressão)

A cor alaranjada facilita a expressão e ajuda a criar um bom nível de diálogo entre as pessoas. Elimina a depressão e a tristeza.

Amarelo (criatividade – alegria – espontaneidade)

Cor que proporciona clareza mental e deve ser utilizada sempre que precisar de criatividade e concentração. Estimula a paciência.

Verde (equilíbrio – cura – renovação)

Cor calmante do sistema nervoso. Fundamental para o tratamento do estresse. Permite uma compreensão maior da vida e do mundo.

Azul (calmante – relaxante – paz mental)

O azul traz quietude e paz mental. Reduz tensões e promove a expansão da consciência.

Violeta (intuição – meditação – espiritualidade)

Cor que permite o perfeito sincronismo dos ritmos corporais. Transforma as vibrações mais baixas nas mais elevadas. Controla a irritação e é considerada um raio purificador das ideias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail