Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no dia 05 de junho: marco para enaltecer a necessidade de preservação da natureza

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que, ao contrário do que muitos acreditam, não são inesgotáveis. 

Criado em 1972, a data marcou também a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, que reúne 113 países e 250 organizações não governamentais. Na mesma ocasião a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e estabeleceu 26 princípios que visavam maior proteção dos recursos naturais.

A importância da data

Faz sentindo ter um dia especial para comemorar algo que deveria ser corriqueiro em nossa vida? Segundo a professora de economia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Deise Maria Bourscheidt, sim. “Como várias outras datas comemorativas, o Dia Mundial do Meio Ambiente serve como marco para enaltecer a necessidade de preservação da natureza em nível mundial”, afirmou.

Isso porque, apesar da luta pela preservação ambiental ser diária, a professora explica que, no dia 5, costuma haver uma mobilização muito maior em vários âmbitos sociais, tais como: universidades, órgãos governamentais, movimentos sociais, organizações do terceiro setor, iniciativa privada e da sociedade em geral.

É um dia em que a tentativa de sensibilizar a população para os impactos gerados pela destruição ambiental é mais intenso. “O objetivo é gerar um momento de debate, reflexão, troca de conhecimentos e experiências entre entidades, que permeiam assuntos como a conservação e restauração de florestas, mananciais e do solo; redução, reuso e reciclagem de materiais; poluição da água e do ar; mudanças no consumo e na produção e vários outros que impactam direta e indiretamente o meio ambiente”, detalhou Deise.

O tema do ano

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas e, além do Paquistão ser o país anfitrião da data, 2021 testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, que pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. O objetivo é fazer com que essa geração faça as pazes com a natureza.

Para marcar a data, o Escritório do Pnuma no Brasil está promovendo, com organizações parceiras, uma série de webinários virtuais entre os dias 7 e 11 de junho com a finalidade de discutir os diversos aspectos da restauração nos biomas brasileiros. Todos os webinários serão promovidos das 16h30 às 18 horas e os temas estão divididos de acordo com o calendário abaixo:

Dia 7, segunda-feira: Amazônia. Em parceria com a CI-Brasil e Aliança pela Restauração na Amazônia.

Dia 8, terça-feira: Oceanos. Em parceria com a Campanha Mares Limpos.

Dia 9, quarta-feira: Mata Atlântica. Em parceria com a TNC Brasil e Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura.

Dia 10, quinta-feira: Cerrado. Em parceria com a WWF e Araticum.

Dia 11, sexta-feira: Pampa, Pantanal e Caatinga. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *