Governo lançará programa que transforma metano em biocombustível

Trator movido a biometano foi lançado pela New Holland em 2021

O governo deve lançar em 30 dias, o Programa Metano Zero, que estimula a transformação do gás de efeito estufa em biocombustível, com auxílio financeiro de bancos públicos.
O comando regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos em janeiro e prepara o programa de metano. O Brasil tem potencial de geração de biometano vindo dos resíduos urbanos – aterros sanitários – e rurais, especialmente de aves, suínos, açúcar e álcool.

Segundo o ministro Joaquim Leite, o biocombustível pode substituir o diesel de máquinas pesadas da produção agrícola. “Nós temos um pré-sal rural, com volume de geração de biometano nas propriedades rurais e nos aterros sanitários”.

Em novembro de 2021, o Brasil aderiu ao compromisso global para a redução das emissões de metano, durante a COP26, em Glasgow, na Escócia. O acordo prevê a redução voluntária de 30% das emissões no mundo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail