Jovens que completam 18 anos têm até 30 de junho para se alistar no exército

O processo de seleção vale para quem atingir a maioridade em 2022 e pode ser realizado na Junta do Serviço Militar de Laranjeiras do Sul, ou de forma online

Jovens laranjeirenses que completam 18 anos em 2022 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento obrigatório. O processo de seleção pode ser realizado presencialmente na Junta do Serviço Militar de Laranjeiras do Sul, que funciona no prédio da prefeitura, ou de forma online. 

É necessário ter em mãos: CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e número de telefone.

A plataforma digital é a forma mais rápida e segura para que os jovens façam o processo. Basta fazer o cadastro no ícone “Quero me alistar”. Em uma nova janela, deve preencher os dados pessoais exigidos para que, ao final, o site gere um número de registro.

Com esse número, o participante poderá acompanhar o processo pela aba “já me alistei”. Depois, o candidato deverá imprimir o Certificado de Alistamento Militar para comprovação da inscrição junto às Forças Armadas.

Obrigatoriedade

O serviço militar é um treinamento que jovens brasileiros recebem nas bases da Marinha, Exército ou Aeronáutica, por período determinado.

O processo inclui cinco etapas:

Alistamento

De 1º de janeiro a 30 de junho, acessando o site Alistamento Online ou comparecendo na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no exterior, deverá procurar os Consulados ou as Embaixadas do Brasil.

Seleção Geral

De agosto a novembro. Nesta etapa, os jovens selecionados realizam exames médicos, testes de aptidão e entrevistas.

Para saber se foi selecionado, a data para o comparecimento à Comissão de Seleção e o local de apresentação devem ser consultados no site.

Designação

Etapa em que o jovem será designado para se apresentar em uma organização militar, atendendo às necessidades das Forças Armadas.

Seleção Complementar

Já na Organização Militar designada, o jovem, nesta etapa, fará novos exames e entrevistas para que, dentro de suas aptidões pessoais e dos critérios estabelecidos, sejam escolhidos os cidadãos que irão servir.

Incorporação

Etapa final. O jovem é incluído em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar.

Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas. Adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo. Habitua-se aos horários e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

Ao longo do ano, prosseguem as atividades inerentes a cada Força Armada na prestação do Serviço Militar.

Observações

O alistamento é um dever nacional e aqueles que perdem o prazo estão sujeitos a multa e impossibilitados de obter diversos serviços públicos como passaporte, carteira de trabalho e realização de concursos públicos. Além disso, militares efetivos também renovam sua permanência.

Endereço

A Junta Militar em Laranjeiras do Sul fica na Rua Expedicionário João Maria, no mesmo prédio da prefeitura. Para ter outras informações, o telefone é (42) 3635-8125.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail