Guaraniaçu: projeto curva de nível está disponível para agricultores

Essa técnica é utilizada para combater a erosão e ao mesmo tempo garantir um solo produtivo

Os moradores pertencentes às comunidades da Linha Pietrobom e do acesso da BR-277 no desvio de guardas, e do Alto Santa Luzia, terão à disposição através da prefeitura em parceria com a secretaria de Agricultura de Guaraniaçu, o projeto curva de nível para terraços.

Técnica da curva de nível

Curva de nível é uma das técnicas mais utilizadas para combater a erosão e ao mesmo tempo garantir um solo produtivo para as atividades agrícolas.

A aplicação desse método consiste na criação de sulcos nas áreas em declives, chamadas de terraços. O seu objetivo principal é criar um sistema capaz de reduzir a velocidade de escoamento da água da chuva.

Dessa forma, consegue diminuir os efeitos da erosão no solo, causado pelo escoamento da chuva, o que é uma das principais causas da degradação dos solos férteis no país.

Esse sistema ajuda a reter elementos solúveis do solo e permite o aumento da produção. Pensando em diminuir os efeitos da erosão foi elaborada a técnica de curva de nível.

Características da curva de nível

O sistema de curva de nível não segue um padrão que pode ser aplicado igualmente em todas as propriedades. Para a elaboração e execução dessa técnica, é preciso considerar informações como as características da chuva naquela região (quantidade de vezes que chove por ano), quanto tempo em média chove bem como qual a capacidade do solo de absorver água que está caindo.

Também é preciso ter em mente questões, como o tipo de produto que estava sendo cultivado naquela área, a forma de plantio que vai ser realizado (intensivo, mínimo ou direto) assim como as práticas de manejo aplicadas pelo proprietário.

O terraço é formado de duas partes: o canal coletor, área de onde a terra é retirada para a construção do terraço e o camalhão (área plana), construído a partir do solo retirado do canal coletor.

Os agricultores interessados em participar do projeto, devem entrar em contato com a secretaria de Agricultura  no telefone (45) 3232-1164.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail