Mostra online de teatro traz peças para crianças de todas as idades a partir de hoje

“O teatro pode trazer muitas motivações para os pequenos e ajudá-los a dar sentido aos acontecimentos da vida”

A Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná promove entre hoje e 15 de novembro a Mostra Atinj para Crianças de Todas as Idades/Online, patrocinado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e EBANX. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses, direcionada ao público de todas as idades.
As apresentações acontecerão no formato ONLINE, na plataforma do youtube, da ATINJ/PR, entre os dias 03 a 15 de novembro de 2020, e contará com 20 apresentações, de 08 espetáculos de várias companhias.
Destas, 14 apresentações acontecerão em dias letivos, sempre em duas sessões. As apresentações dos finais de semana (seis apresentações) serão transmitidas ao vivo, onde o espectador poderá interagir com os atores.
Além das apresentações, também haverá atividades de caráter formativo, como oficinas teatrais, direcionadas a professores, mesa-redonda e palestra sobre a história do teatro para crianças em Curitiba. Estas atividades serão realizadas através da plataforma zoom
A presidente da Associação, Fátima Ortiz, comenta que a mostra ATINJ vem nestes tempos desafiadores encontrar-se com as crianças, com as famílias com os artistas e educadores, apostando na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético.
“O teatro pode trazer muitas motivações para os pequenos e ajudá-los a dar sentido aos acontecimentos da vida. Estamos apostando nos valores perenes da arte enquanto forma de expressão do mundo simbólico na sua dimensão de troca. Nessa troca o belo se completa com a alegria e o prazer que emanam da convivência criativa” afirma. 
O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações, neste ano, transmitidas on-line. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.
Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.
Os links das apresentações estarão disponíveis na página da ATINJ: https://mostraatinj.blogspot.com/ a partir do dia 27/10/2020.