Nova Laranjeiras adiciona aulas de violão no retorno das aulas presenciais

Buscando superar algumas defasagens de aprendizagem, a diretora do colégio, Rosemara da Silva, relacionou os benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Nesta quarta-feira (01) aconteceu a apresentação do projeto das aulas de violão ofertado pela prefeitura de Nova Laranjeiras para a comunidade no Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata (CERP).

Segundo a diretora do colégio, Rosemara da Silva, o projeto caminha de encontro com as necessidades no momento, que oferta ao retorno das atividades um acolhimento diferenciado. “É um estímulo ao retorno presencial de nossos alunos. Além da superação das dificuldades e defasagens de aprendizagem”.

As aulas de violão acontecem semanalmente em contraturno e os alunos já frequentam semanalmente. O colégio, atualmente, possui duas turmas com mais de 30 alunos matriculados ao todo, orientados pelo professor de música José Adelclecio de Almeida.

Na ocasião, a diretora agradeceu em especial pela participação no evento o prefeito Fábio dos Santos; a primeira-dama e secretária de Administração Emerenciane Mendes; ao secretário de Assistência Social Francisco Altair Fernandes e a secretária de Educação Angelita Fiori.

Benefícios do violão no desenvolvimento infantil

A música faz da vida desde antes mesmo de nascer. Ainda no ventre da mãe, a criança já tem a capacidade de ouvir os sons ambientes, sendo capaz até de reconhecer a voz do pai e mãe.

“Além disso, quando a criança tem contato com a música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, ela pode desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras”, explicou Pedro da Silva, cantor e musicista laranjeirense.

Dessa forma, aprender um instrumento não tem a ver apenas com se tornar profissional em música, mas desenvolver o corpo e a mente através da arte. Seja em adultos, adolescentes ou crianças, o fato é que a música traz muitos benefícios. Nem sempre percebemos claramente quais são eles, mas eles existem e estão sempre presentes. A seguir, confira alguns deles:

Melhora a autoestima

As crianças ganham mais confiança em si mesmas, fortalecem a autoestima, a concentração e desenvolvem olhar crítico perante as manifestações artísticas, se sentindo mais à vontade para se comunicar e se expressar. Além disso, fazer aula de violão exige disciplina, e isso contribui bastante para o desenvolvimento escolar.

Desenvolve a memória

Ao ter aula de violão para iniciantes, a criança aprende a desenvolver a linguagem, enriquece o vocabulário, reforça a capacidade de atenção e a percepção auditiva à memória de sons e ritmos. Isso contribuirá efetivamente para a memória: ele vai aprender a estruturar as ideias, além de associar trabalho e prazer ao praticar naturalmente a memória. Certamente é uma oportunidade incrível para desenvolver a criatividade e soltar a imaginação.

Desenvolve a personalidade

Os estudos de música, bem como violão, contribuem fortemente para o desenvolvimento da personalidade da criança. Ela encontra o equilíbrio entre o lado intelectual (aprender um instrumento, ser persistente e paciente) e o lado emocional (sensibilidade e sentimentos).

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail