Responsivo

O que é Tecnologia da Informação e Comunicação, e para que serve?

Na indústria, as TICs são pensadas como soluções de automação; no comércio, como ferramentas integradas de gestão

O mundo evoluiu muito nos últimos anos, principalmente quando falamos em transformações digitais. Graças aos avanços desse nicho, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se tornou um assunto de grande relevância.

Segundo estudos da International Data Corporation (IDC), até 2024, 70% das empresas latino-americanas irão otimizar suas operações para melhor executar estratégias digitais e para a implantação generalizada de recursos e operações autônomas de TI.

O termo pode parecer novidade, mas a sua aplicação já deve estar profundamente enraizada na rotina da empresa. As TICs são na verdade todas as tecnologias da informação e comunicação que impactam a produtividade corporativa hoje em dia. E não apenas as TICs que já fazem parte do fluxo de trabalho, mas aquelas que ainda são tendências, ou seja, com potencial de consolidação no mercado.

O que é TIC

A TIC engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, e foram potencializadas graças à internet. Consistem em recursos de hardware, software e telecomunicações que oferecem automações ou outras funcionalidades que ajudam a otimizar a comunicação em empresas.

Ou seja, uma variedade de dispositivos, aplicativos, redes e serviços de computação que permitem comunicação, e podem ser usados em diversos segmentos, como indústria e, até mesmo, educação.

Embora o seu significado tenha sido esclarecido, convém um complemento. Afinal, estamos falando de uma série de recursos tecnológicos que, quando utilizados de maneira integrada, promovem melhorias múltiplas ao processo produtivo.

Na prática da indústria, as TICs têm sido pensadas mais no sentido de soluções de automação. Já no comércio, como ferramentas integradas de gestão.

Para isso, as TICs estão profundamente associadas ao desenvolvimento de hardwares e softwares. Muitos deles que hoje são simples, mas fundamentais ferramentas cotidianas, como o e-mail, os fóruns online e a webcam, entre outras soluções tecnológicas que fazem parte da transformação digital que impulsionou este início de século.