Paraná retoma ‘Cinema na Praça’ e leva sétima arte a 30 municípios do estado

Programa propõe levar diversão e cultura para diferentes cidades do Estado que não possuem cinemas de rua nem em centros comerciais

Entre os meses de maio e julho as praças do Paraná vão voltar a se transformar em cinema em 30 municípios paranaenses. O Cinema na Praça, iniciativa do Governo do Paraná com apoio da Renault do Brasil e da Motion Picture Association – MPA, retorna seu percurso itinerante após intervalo de dois anos por causa das restrições pela pandemia da Covid-19.

O programa propõe levar diversão e cultura para diferentes cidades do Estado que não possuem cinemas de rua nem em centros comerciais. A reestreia ocorreu neste sábado (28) em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, com a apresentação do filme “Patrulha Canina”. O encerramento será em Imbituva, no dia 1º de julho.

As sessões são gratuitas, com início às 19 e 21 horas. Ao todo serão 60 exibições.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, um dos objetivos da proposta é descentralizar a cultura, proporcionando que uma parcela cada vez maior da população tenha acesso a este tipo de atividade.

“O Cinema na Praça é mais uma iniciativa para levar cultura, arte e diversão para as cidades onde a população não tem essa estrutura. Movimenta as cidades e mexe com as pessoas, especialmente com as crianças do Paraná”, afirmou.

De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Paraná tem atualmente apenas 224 salas de exibição concentradas em 32 municípios, por isso a opção do programa em atender aqueles municípios menos populosos. Para o cinema itinerante, a tela para exibição do filme é um painel de LED, de 7,6 metros por 2,5 metros, levado por uma carreta até a praça da cidade, onde cerca de 400 cadeiras completam a estrutura à espera da população.

“É um projeto que nos emociona bastante. Em 2019 passamos por 34 municípios do Paraná e agora vamos retomar em 30 cidades. Daquela vez, tivemos uma adesão muito grande das famílias, de crianças a idosos, muitos deles da zona rural, que não têm acesso a um cinema, e isso emociona”, disse Elaine Pereira Almeida, coordenadora estadual do projeto.

Confira a programação do Cinema na Praça:

IVAIPORà
28 de maio

MANOEL RIBAS 
29 de maio

CÂNDIDO DE ABREU 
31 de maio

ORTIGUEIRA
01 de junho

CURIÚVA 
02 de junho

IBAITI
03 de junho

BANDEIRANTES
04 de junho

IBIPORà
05 de junho

ALVORADA DO SUL 
07 de junho

CENTENÁRIO DO SUL 
08 de junho

ITAGUAJÉ
09 de junho

PARANACITY
10 de junho

TERRA RICA
11 de junho

DIAMANTE DO NORTE
12 de junho

LOANDA
14 de junho

PORTO RICO
15 de junho

ICARAÍMA 
16 de junho

RONDON
17 de junho

JUSSARA
18 de junho

FLORAÍ
19 de junho

ALTÔNIA 
21 de junho

ASSIS CHATEAUBRIAND
22 de junho

UBIRATà
23 de junho

CAMPINA DA LAGOA 
24 de junho

RONCADOR
25 de junho

FOZ DO JORDÃO 
26 de junho

PRUDENTÓPOLIS
28 de junho

MALLET 
29 de junho

IRATI 
30 de junho

IMBITUVA
01 de julho

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail