PDE oferece 2 mil vagas para o desenvolvimento de professores da rede estadual

O objetivo do programa é aperfeiçoar as ações dos profissionais de educação

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) disponibiliza 2 mil vagas para professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), pertencentes a rede estadual de ensino do Estado. A partir do dia 13 até 1º de julho, começam as inscrições gratuitas para o programa. Nele, podem se inscrever os professores de nível II, entre as classes 8 e 11. As inscrições são feitas pelo portal educacao.pr.gov.br.

De acordo com o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, “os profissionais da rede poderão ganhar salários maiores, estudar mais e subir na carreira profissional. É uma excelente notícia. São 2 mil vagas para o desenvolvimento da educação do nosso estado”.

Processo seletivo em duas etapas

O processo seletivo acontecerá em duas etapas: uma prova objetiva, no dia 31 de julho; e uma prova didática, através do upload de um vídeo de sua autoria, entre os dias 5 e 12 de setembro.

A prova objetiva conta com 40 questões de múltipla escolha: cinco de fundamentos da educação e 35 da disciplina ou da área escolhida pelo candidato durante a inscrição.

Os locais de aplicação da prova vão ser divulgados no dia 25 de julho, no site www.institutoconsulpan.org.br e acontecerão nos municípios-sede dos Núcleos Regionais de Educação.

Somente aqueles que atingirem a partir de 70 pontos, de um total de 100, serão classificados para a segunda fase, que será uma prova prática. Também poderão passar para a segunda etapa, os que forem classificados em até cinco vezes o número de vagas para cada disciplina. Então, em uma área com 100 vagas, vão passar para a segunda etapa 500 candidatos, no máximo.

Os classificados na primeira etapa seguirão para a fase da prova didática, em que vão precisar gravar e publicar um vídeo de 10 a 12 minutos, apresentando uma aula da disciplina de sua escolha, um plano de ação do gestor ou um plano de atendimento educacional especializado, de acordo com a opção escolhida durante a inscrição.

Junto com o vídeo, será preciso enviar um documento elaborado, sendo um plano de aula, plano de atendimento especializado ou plano de ação do gestor.

Para chegar à classificação final será somado as notas da prova objetiva, com peso 0,7, e da prática, com peso 0,3. Os classificados serão convocados de acordo com o número de vagas de cada uma das disciplinas ou áreas do PDE. Os resultados poderão ser acessados no portal da Seed e na página do Instituto Consulplan.

Critérios de participação

Os que forem selecionados vão atuar no programa como professores formadores. Eles vão iniciar os trabalhos do PDE no primeiro semestre de 2023, atuando por dois anos.

Cada candidato poderá se inscrever em só uma disciplina ou área, sem ter afastamento do trabalho desenvolvido. Poderão se inscrever no projeto os professores atuantes nas escolas, os que trabalham na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), no Núcleo Regional de Educação (NRE), nas entidades vinculadas (Fundepar, Paraná Esporte, Paraná Educação, Colégio Estadual do Paraná ou Conselho Estadual de Educação) e na APP-Sindicato. A formação compreenderá atividades a distância, a não ser pela realização do projeto de pesquisa.

Outro critério de participação exige que o professor esteja no exercício de suas funções de docência na escola ou que estejam desempenhando função na Seed, APP-Sindicato, no NRE ou em uma das entidades vinculadas à Seed.

Estes deverão desenvolver seu projeto na escola aonde atuam ou no cargo que for. Aqueles que trabalham na Seed ou no NRE poderão executar o projeto em seu próprio setor, se for direcionado à gestão ou à formação de professores. Também poderão aplicar na escola, fora do horário de trabalho, se o projeto for direcionado aos alunos.

Para os servidores que são titulados e que quiserem optar pelo aproveitamento de titulação, deverão participar do processo seletivo. Eles precisarão esperar pelo encerramento da turma para progredir na carreira, não sendo necessário criar um projeto. Mas vão ter que desenvolver atividades da Seed-PR sempre que chamados. Os servidores com vagas resguardadas de outras turmas não poderão participar do processo de seleção, mas farão as atividades desta turma.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail