Pinhão: projeto ‘Seu Bairro, Nossa Meta’: obras e lazer para Vila Santa Maria

Proposta do mutirão do governo municipal leva serviços das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo; Agricultura e Saúde. As pastas de Educação e Cultura e Esporte e Lazer proporcionam diversão e leitura para toda gente

O projeto ‘Seu Bairro, Nossa Meta’ foi criado em Pinhão na gestão do prefeito José Vitorino Prestes, em 2005, como parte de seu plano de governo. No ano seguinte, a iniciativa foi executada pela primeira vez e continuou sendo desenvolvida até 2012.

A ideia do prefeito era reativar o projeto já em seu primeiro ano do atual mandato. Todavia, a pandemia atrapalhou. Neste ano, com vacinação e retomada das atividades comerciais e presenciais, o projeto foi retomado e começou a atender, no último dia 27, a localidade de Vila Santa Maria.

O ‘Seu Bairro, Nossa Meta’ é uma espécie de mutirão do governo municipal. Busca realizar melhorias urbanas e proporcionar lazer à população. De acordo com o prefeito José Vitorino, a iniciativa é viabilizada pelas secretarias do município, que ofertam diversos atendimentos. “A secretaria de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo realiza manutenção de estradas e bueiros, limpeza de resíduos, troca de lâmpadas e assistência em uma barraca de pedidos de serviços; secretaria de Infraestrutura e a secretaria de Agricultura auxiliam com maquinário, ajudando na campinagem e pintura de meio-fio, entre outros serviços”, explicou o prefeito. Cabe a secretaria de Educação e Cultura levar o lazer e descontração para as crianças e adultos com teatro de fantoches, biblioteca itinerante, jogos, desenhos e pintura de rosto, além de tirar dúvidas sore o Auxílio Brasil, CRAS e outros órgãos pertencentes à pasta; a Saúde aplica vacinas e faz aferição de pressão, glicemia, entre outros exames; Esporte e Lazer realiza atividades recreativas e assistência em uma barraca.

Trabalho em conjunto

De acordo com o prefeito, a ideia é fazer um reparo especial no bairro atendido. “Não resolvemos cem por cento dos problemas, mas tentamos resolver oitenta por cento”, diz José. “Nós agrupamos todas as secretarias para que o apoio seja suficiente. Com apenas uma secretaria não há como ter uma cobertura completa”, conta.

Segundo ele, o projeto foi bem aceito pelos moradores dos bairros atendidos, durante os oito anos em que foi desenvolvido. “É a única maneira de atender quase todas necessidades de uma comunidade. A prefeitura vai até o bairro e faz bueiros, conserta calçamentos, entre outros serviços”.

José afirma que tudo o que é possível fazer em dois ou até três dias é realizado. “A população fica feliz porque é algo que funciona. Pessoas de Santa Catarina participaram do projeto anteriormente para levar para lá e até hoje está funcionando”, salienta.

Proposta única

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo Osmar Luiz Piva, a meta do projeto é única por deslocar o atendimento da prefeitura até o bairro. “A Saúde leva o atendimento a quem precisa, a secretaria de Esporte leva o lazer, a Agricultura nos ajuda com maquinário, a secretaria de Infraestrutura auxilia no corte de grama, limpeza e manilhamento”, relata Piva.

O secretário destaca que os serviços serão realizados em todos os bairros, uma vez por mês. Se o bairro for pequeno, o atendimento é feito em dois bairros de uma vez. “Essa é uma proposta que prosperou”, ressalta Piva. “Queremos continuar porque através da união do corpo de funcionários das outras secretarias, o serviço é prestado de forma integral. Esta é uma maneira prática e que funciona”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail