Porteira Adentro viabiliza melhorias em propriedades rurais de Quedas

Os trabalhos são concentrados dentro das propriedades, auxiliando os produtores rurais do município e contribuindo com o desenvolvimento do setor agrícola

As obras são para estruturação das propriedades, com o propósito de conservar, melhorar e proporcionar melhor qualidade de vida ao produtor rural. “Os trabalhos estão sendo realizados, através de uma Lei Municipal se permite fazer alguns trabalhos dentro das propriedades” destacou o secretário Alcindo Penso.

Programa

O Porteira Adentro tem como objetivo melhorar as condições de trabalho do pequeno produtor, atender suas necessidades, além de mantê-lo no campo.
O secretário  Alcindo Penso, destaca que o programa vem ao encontro do objetivo da Prefeitura de alavancar a atividade do pequeno produtor. “Por meio de diversos programas, oferecemos apoio para que ele possa ter mais estrutura para desenvolver suas atividades, aumentar a sua renda e se manter na propriedade”, disse.

Acesso

Penso destacou que o produtor paga uma taxa por hora máquina terceirizada pela prefeitura.  “Serviços como terraplanagem para construção de instalações rurais como galpões, casa, buracos de silagem, arrumar bueiros e pequenos acessos a propriedade entre outras funções, não sendo permitido destocar ou arrancar árvores ou mineiramento de pedra”.

Alcindo explicou que a secretária de Agricultura trabalha junto com o Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDR) que vem cobrando esse tipo de serviço a muito tempo. “Hoje é feito o sorteio de três ou mais comunidades, cada uma tem um líder e o mesmo escolhe os dez produtores dentro de sua comunidade com maior necessidade de serviço, recolhe as taxas e trás a lista na secretaria de finanças“.

O secretário conta que não dá pra fazer o trabalho para todos, pois são mais de três mil produtores e apenas uma máquina. “Estamos fazendo o mais emergencial dando as informações técnicas para ver questões como ambiental, água, fruticultura, conservação de solos e outros assuntos de interesse do produtor” .

“Nós estamos tentando fazer a nossa função que é a de gestor, dando atenção especial ao produtor rural, estamos trabalhando de acordo com a legislação. Os serviços vêm sendo realizados a partir de um cronograma de atendimento aos produtores rurais do município, promovendo ações voltadas para todos. Estamos fazendo a nossa parte como gestor público, atendendo a todos, sem distinção partidária”, finalizou.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail