Prefeitura de Goioxim oferta vagas de sericicultura para ampliar renda dos agricultores

O regime principal de produção do bicho-da-seda é o de integração, no qual há uma parceria entra empresas e produtores

A prefeitura de Goioxim, em parceria com a secretaria de Agricultura, realizou com a empresa Fiação de Seda BRATAC na semana passada, uma reunião na comunidade Santo Antônio no Assentamento Rincão e São Miguel.

O objetivo deste encontro, é expandir a oferta de renda para os agricultores que desejam tornar-se sericicultores. A empresa trabalha diretamente neste ramo, e investe desde a criação até o produto final, cuidando de todos os detalhes que garantem a melhor qualidade do fio.

Sericicultura

A sericicultura é a arte de criação do bicho-da-seda e está intimamente relacionada com a cultura da amoreira e criação do bicho-da-seda (casulo) que dá origem ao fio de seda.

O Paraná é o principal produtor nacional (80% de toda a produção), sendo seguido por São Paulo (13% da produção).

Parcerias

O regime principal de produção do bicho-da-seda é o de integração, no qual há uma parceria entra empresas e produtores. Cabe a empresa distribuir mudas de amoreira, produzir e distribuir lagartas, fornecer assistência técnica e comprar a produção de casulos. Aos produtores cabe comprar as lagartas das empresas integradas, ficar responsável por todo o processo de produção do bicho-da-seda e vender sua produção de casulos.

Vantagens

A prefeita Mari Terezinha da Silva e o secretário de Agricultura, Edenilson José Zorzanello, participaram da reunião, e enfatizaram que a sericicultura tem seu maior desenvolvimento nas pequenas propriedades rurais, sendo uma boa alternativa de diversificação na propriedade, contribui para o desenvolvimento sustentável da região em virtude de seu aspecto social, sendo de baixo impacto ambiental, ocupando pequeno espaço de exploração para ser realizado, pequeno capital de giro, utilizando apenas mão-de-obra familiar.

Informações

Para maiores informações, os interessados devem procurar a secretaria de Agricultura, ou entrar em contato pelo telefone (42) 3656-1013.